MOXICO: PROVÍNCIA MAIS SACRIFICADA, DESRESPEITADA E ESQUECIDA DE ANGOLA

Compartilhe

Os habitantes do Moxico têm sido instrumentos de manipulação ao longo de toda a vida. A população do Moxico vive a mais gravíssima situação económica, política e institucional desde que o país conheceu a tal paz militar. Apesar do país ter crescido economicamente nos últimos anos, as condições de vida deste povo continuam a piorar cada vez mais.

Texto de Dito Dali

Daí que tomamos a liberdade de escrever ao governador provincial a informar, com respeito, amor e solidariedade que existe entre nós (povo) e instituições, que no próximo dia 15 de Fevereiro, amanhã, às 15 horas, o povo do Moxico sairá às ruas da cidade do Luena até junto do jardim do Governo Provincial para manifestar-se contra o aumento dos preços de transportes aéreos e rodoviários e contra o abate indiscriminado de árvores por parte das empresas chinesas supostamente licenciadas e pessoas singulares que actuam de forma ilegal pondo em risco a vida de milhares de cidadãos locais.

Consideramos que o fosso entre ricos e pobres é cada vez maior, por isso, não há razões suficientes que possam motivar as empresas da TAAG e da MACON subirem com este tipo de inflação mesmo sabendo que o País vive uma crise financeira sem precedentes e por que não houve o ajuste salarial na função pública.

Actualmente os bilhetes da transportadora aérea TAAG estão a ser comercializados no valor de 36.492.00 kzs, para a classe económica de Luanda para o Luena e vice-versa. Para a classe executiva o bilhete custa 66.492.00 kzs. Isso é vergonhoso para um governo que diz pretender combater a pobreza e a fome!

Os serviços de transportes rodoviários, para além de subir os preços de até 16.000.00 kzs por bilhete, cancelaram os autocarros que faziam a rota Luanda-Luena e Saurimo-Luena. Deixando a população numa situação extremamente complicada na luta pela sobrevivência.

Nos últimos dias, a população do Moxico tem sido confrontada com notícias que dão conta da circulação de dezenas e dezenas de viaturas pertencentes aos cidadãos de nacionalidade chinesa, que transportam diariamente a madeira abatida nas florestas do Moxico, sob olhar silencioso e criminoso das autoridades locais. Deste modo, para além de prejudicar o AMBIENTE E ECOSSISTEMA, tem vindo a causar consequências graves para as populações que dependem maioritariamente da agricultura e da extracção do mel para o sustento de muitas famílias desapossadas, contrariando o artigo 37º da Constituição da República de Angola.

O desenvolvimento de qualquer país depende também da qualidade das suas estradas, que permitem a circulação de pessoas e bens, no escoamento de produtos para garantir o bem-estar social dos cidadãos. A Província do Moxico, para além de ser a maior de todas, também dista a mais de 1.400 quilómetros de estrada para se chegar até lá. Os municípios distam a mais de 500 a 900 quilómetros da cidade do Luena. As estradas do Moxico estão em mau estado de conservação quase em todos os municípios que compõem a Província do Moxico. A precariedade das estradas esburacadas tem deixado a população numa situação de profunda tristeza e preocupação.

São as principais vias de comunicação e as autoridades centrais e locais nada têm feito para a reabilitação destas infra-estruturas de suma importância para a vida deste povo que apenas é lembrado na época eleitoral.

Por razões acima descrita, e usando dos meios pacíficos e democráticos que a Constituição nos confere, no seu artigo 47º da CRA, no dia 15 de Fevereiro, amanhã, terá lugar no jardim do Governo Provincial do Moxico uma manifestação pacífica e ordeira para exigir o fim do abate de árvores pelas empresas acima expressa, e a baixa dos preços faraónicos que estão a ser cobrados pelas empresas de transportes que operam na Província do Moxico.

Leave a Reply