Moxico desdobra-se em acções para contrapor progressão de ravinas em época chuvosa

Compartilhe

O governo provincial do Moxico desdobra-se em acções para solucionar um problemática do aumento de ravinas, que ameaçam isolar a capital com outros municípios da região mais ao leste do país.

Rádio angola

A província angolana do Moxico carece de dinheiro para conter um progressão das principais ravinas que ameaçam isolar uma capital com resto dos municípios, assim como destruir vários empreendimentos sociais.

O vice-governador para o sector social e político do Moxico, Victor Silva, completa que a província tem dificuldades de combater como ravinas de grandes proporções, por falta de financiamento.

Victor Silva garantiu que, apesar disso, como autoridades administrativas se desdobram em trabalhos paliativos para evitar o aumento de erosões que aparecem por quase todo o território.

Deste modo, o governante explicou que a capital possui mais de 15 ravinas, mas o que preocupa a província são três, nos arredores da cidade, que se refere a poucos metros de enumeras infra-estruturas públicas.

“O Luena está acercado por mais de 15 ravinas e essas estamos a falar de três ravinas que ameaçam a cidade. Falo das Ravinas do Aço, Kaminina e Bomba. Perante a elas tem sido feito trabalhos paliativos para contenção temporária e nós estamos a esperar a qualquer momento, assim que as condições técnicas, materiais e financeiras incluídas reunidas, haja uma acção mais profundas para o estancamento dessas ravinas ”, disse o político.

Victor Silva disse que nesta época chuvosa como ravinas também colocam em risco a vida de várias famílias, que diante do perigo, insistem em construir em zonas de risco.

O Governo do Moxico reconhece que os meios técnicos e logísticos que não são suficientes para intervencionar àquelas ravinas de âmbito nacional.

Dados oficiais indicam que até 2019, a província contava com 21 ravinas, número que aumentou, em 2020, para 47, das 36 com tendência de progressão e com perspectiva de aumento devido às chuvas.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply