Moradores do bairro Boa Vista no Lobito prometem manifestar-se contra falta de energia há mais de 15 anos

Compartilhe

A população que reside no bairro Boa Vista arredores do município do Lobito, província de Benguela diz que enfrenta muitas, devido à falta de iluminação pública facto que, segundo apurou este portal, tem motivado o aumento do índice de criminalidade na zona.

Faustino Dumbo | Lobito

A situação, segundo os moradores, já se arrasta há vários anos apesar de diversas reclamações apresentadas à administração municipal do Lobito e à Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE).

O coordenador do bairro Boa Vista, identificado apenas por Ngola disse que o bairro existe há mais de 15 anos e nunca beneficiou de corrente eléctrica, apesar de os serviços da ENDE terem feito cobranças em que os moradores foram “obrigados” a pagar por residência cinco a dez mil kwanzas.

“Senhor administrador do Lobito precisamos dos nossos direitos, pois também somos humanos”, disse acrescentando que “a população pagou dinheiro para ter a luz, mas até aqui é feito, afinal que tipo de governação é essa?”, questionou o responsável.

De acordo com o coordenador da Comissão de Moradores, a população da Boa Vista vive “discriminada”, pelo que “se não resolverem a nossa situação, vamos sair à rua em marcha contra falta de iluminação pública no nosso bairro”.
Os populares lamentam que, perante o seu “clamor”, as autoridades competentes “preferem manter os ouvidos de mercador”, pois pouco ou quase nada fazem para inverter o quadro.

Recentemente, um grupo de funcionários da ENDE, acompanhado de agentes da Polícia Nacional deslocou até ao bairro em causa, onde terão feito trabalhos de reparação de postes de electricidade.

Um dos agentes da farda azul armado pediu a população a manter-se calma, porquanto, na visão do polícia, “é uma questão de tempo e que a situação será resolvida”, tendo ao mesmo tempo proferido “ameaças” aos moradores: “Se alguém continuar a falar vai preso, ok”, disse o agente.

Cansados daquilo que consideram de “promessas vãs”, os dos moradores do bairro Boa Vista atiraram-se contra os trabalhadores da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade, argumentando que “vocês da ENDE não trabalham nada, nada sabem fazer, senão prometer apenas ao povo”.

Afirmam que estão fartos de viver às escuras: “Fazem muitas promessas e não as colocam em prática, que tipo de pessoas que vocês são?”, questionou um dos moradores, visivelmente agastado com o facto.

A população relata que o bairro Boa Vista existe há mais de 15 anos e nunca beneficiou de iluminação pública. “Vocês estão lá nos vossos gabinetes olhando nos computadores e o povo aqui a sofrer”, frisou outro munícipe.

Fontes deste portal referem que, o desabafo da população “não agradou” aos funcionários da ENDE, tendo um dos funcionários se insurgido com os populares, numa cena que quase terminou em pancadaria.

No local, a RA contactou o responsável da equipa da ENDE, que garantiu que os moradores deste bairro “terão a energia dentro de três meses”, devido ao facto de a Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade acarretar um volume de trabalho muito elevado em várias áreas do município do Lobito.

Leave a Reply