MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PERDE CONTROLO DAS MERENDAS ESCOLARES

Compartilhe

Ministério da Educação (MED) perdeu o controlo e acompanhamento das distribuições das merendas escolares em detrimento das administrações municipais e governos provinciais. A afirmação foi feita por Cândida Teixeira, ministra da Educação, em conferência de imprensa na manhã do dia 18 de Fevereiro, no anfiteatro do Instituto Médio de Economia de Luanda (IMEL) onde terá debatido com os jornalistas vários assuntos que preocupam o sector que dirige.

Texto de Simão Hossi

O encontro que durou pouco menos de duas horas colocou à mesa de discussão problemas actuais que afligem o sector, como o concurso público para professores realizado em 2018, transição de carreira dos professores, a distribuição dos manuais escolares.

Segundo a ministra, a realização do concurso público que teve lugar em toda a extensão do País surgiu por orientação do presidente João Lourenço que autorizou o ingresso de mais professores no sector da educação, com uma quota de 20 mil docentes, através dos despachos conjuntos n° 101/18 e 131/18 de 10 e 11 de Maio.

Cândida Teixeira esteve ladeada por Laudimira de Sousa, directora nacional dos recursos humanos do ministério da Educação, e Manuel Afonso, director do Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento da Educação (INIDE), para além de outros directores quadros seniores no ministério.

Na ocasião, em resposta a uma questão formulada sobre a situação da distribuição das merendas, a ministra respondeu que o ministério que dirige já não faz o acompanhamento e monitoramento das merendas escolares, tendo esta salientado que a responsabilidade da distribuição das mesmas está a ser coordenada pelo MASFAMO que delegou às administrações locais e dos municípios e provinciais que estão nesta altura encarregue de fazer a gestão, controlo e monitoramento sobre o cumprimento ou não das entregas das merendas no ensino primário.

Leave a Reply