MILITANTES DO MPLA DESCONTENTES COM LIDERANÇA DE ERNESTO MUANGALA

Compartilhe

“Com o camarada Ernesto Muangala, MPLA vai perder a Lunda-Norte”, afirmou à Rádio Angola um dos delegados que participou da 5º conferência extraordinária do comité provincial do MPLA, a 18 de Maio último, na cidade do Dundo, província da Lunda-Norte.

Texto de Jordan Muacabinza

Os militantes que se manifestam “descontentes” com a liderança de Ernesto Muangala, Governado da Lunda-Norte e primeiro secretário do partido no poder, afirmam que o processo de corrido a 18 de Maio, no Pavilhão da Escola Pedagógica no Dundo tendo elegido dois candidatos para o comité central e vários outros ao comité provincial, no quadro da realização do VII congresso extraordinário, não foi “transparente”.

Em declarações à Rádio Angola, o militante que pediu o anonimato, referiu que, a governação de Ernesto Muangala “está eivada de vícios de todos os níveis”. Segundo ele, “é visível descontentamento dos militantes pela forma pugilista como está a conduzir os destinos do partido na província”, motivo pelo qual arrisca-se mesmo a afirmar que o MPLA “está a caminhar para um colapso”.

Para o militante dos “camaradas” a “imposição” de candidatos a membros do comité central do MPLA, deve ser encarada com seriedade e preocupação. Segundo as denuncias, os dois candidatos supostamente “eleitos” “é uma escolha uni-pessoal do primeiro secretário provincial, o camarada Ernesto Muangala. Aliás, há muito que a situação na Lunda-Norte vai de mal a pior”, denunciou.

“Erros grosseiros atrás de erros. Decisões tomadas sem visão nem perspectiva estratégica para os desafios que se avizinham, comprometendo o. futuro do MPLA. Não duvidem que a situação é mesmo perigosa e insustentável, disse.

Na visão dos militantes descontentes, “com estas práticas antidemocráticas, o MPLA está a enfraquecer-se a si próprio perante a oposição, pois é conveniente recordar que sucessivos erros de estratégia têm favorecido o crescimento da oposição nessa zona”, afirmam.

Num apelo à estrutura máximo da organização, os militantes do MPLA na Lunda-Norte, dizem que “é tempo da direcção central do MPLA analisar e tomar as medidas correctivas que a situação impõe, sob pena de continuarmos a assistir impavidamente que não lograrmos resultados auspiciosos nas próximas empreitadas eleitorais”.

Para eles, a solução passa “necessariamente pela mudança de comportamento dos autores destas fraudes que desmotivam a sua massa militante, levando-a alhear-se da vida do partido que hoje parece pertença de uma única pessoa, que manda em tudo sem dar cavaco a ninguém”. “Quem avisa, amigo é, não venham culpar os militantes pelo eventual desaire nas próximas eleições”, alertam.

Leave a Reply