MARGINAIS MATAM PAI E FILHO E ROUBAM 400 MIL KZ

Compartilhe

O terror tomou de assalto o município de Belas, comuna do Bita-Campo, quando sete indivíduos não identificados assaltaram a residência de um morador, funcionário da CUCA, com o propósito de lhe roubarem dinheiro. Uma acção que causou duas vítimas mortais, o pai, de 50 anos e o filho mais velho, de 23.

Vão a enterrar, hoje, no Cemitério do Benfica, o pai (Conceição Pinto) e o filho (Domingos Pinto), vítimas de disparos com arma de fogo, perpetrados por um grupo de marginais que assaltaram a sua residência, com o objectivo de se apoderarem de uma mala de dinheiro, na qual guardava pelo menos 400 mil Kz.

Com a voz afónica, Mariana Januário António, 45 anos, esposa (e mãe) das vítimas, conta que os meliantes saltaram o murro e fizeram reféns os dois filhos cujo quarto está no quintal, obrigando-os a baterem a porta da casa principal, sob a alegação de que precisavam de água para beber.

O chefe de família encontrava-se na sala a assistir a um jogo, estranhou a situação, pois várias vezes terá chamado atenção aos filhos para que levassem água, sempre que fossem aos seus aposentos. Ainda assim, abriu a porta,
e deparou-se com aquela situação desconfortante: os filhos com dois indivíduos fortemente armados.

O filho mais velho e o irmão entraram e, junto ao pai, lançaram o grito de “socorro”, tentando imediatamente fechar a porta para impossibilitar a entrada dos meliantes. A forte pressão na porta, os empurrões e a gritaria, levou os
meliantes a fazerem disparos, dois dos quais atingiram mortalmente Domingos Pinto (filho mais velho do casal).

“São pistolas silenciosas”, disse Mariana, uma bala perfurou o pescoço e outra o peito de Domingos, que caiu. Dentro de casa, os meliantes ainda fizeram outros disparos, pois há buracos na janela, no cadeirão e numa das paredes do quarto do casal. Tudo para aterrorizar a família e mantê-los em silêncio.

Mariana e a sua filha foram postas num outro quarto, tendo ainda tentado passar para o quarto onde se encontrava a avô, mas deu-se conta de que no quintal havia mais homens armados. Eram sete indivíduos armados no total, cinco dos quais entraram em casa, que fizeram-se transportar numa viatura de marca Toyota Fortuner.

“Eles diziam ao meu marido para dar o dinheiro que está na pasta verde, senão iriam matar. Assim que entregamos o dinheiro, receberam os telefones, e puseram-se em fuga”, conta a senhora, que subitamente perde dois membros de
sua família.

A entrevistada não recorda em que momento o seu esposo foi baleado, pois não ouviu os disparos, apenas se lembra que quando regressou ao quarto encontrou- o deitado no chão a esvair-se em sangue. Tio São, como era carinhosamente tratado, funcionário da empresa cervejeira CUCA, foi atingido nas costas e na barriga. Tanto ele, quanto o filho, perderam a vida no local.

A pasta verde, que os marginais exigiram que lhes fosse entregue, segundo a mulher é a que Tio São diariamente usava no serviço. O bairro Bita Campo era calmo, nunca registou assaltos daquele tipo, o que deixou a vizinhança em choque. Várias vezes tentaram, depois da retirada dos meliantes, ligar ao 113, porém sem sucesso. Foi por intermédio de um irmão, que também é polícia, que 30 minutos depois tiveram a presença dos agentes no local. A Polícia já está no encalço dos meliantes.

Fonte: OPaís

Leave a Reply