MANIFESTAÇÕES ESPONTÂNEAS PELA LIBERTAÇÃO DE PRESOS EM MALANGE

Compartilhe

Cinco conhecidos activistas realizaram hoje uma manifestação espontânea defronte o Palácio da Justiça a exigir a libertação dos três activistas condenados em Malange por terem protestado contra o governador provincial. Mbanza Hamza, Laurinda Gouveia, Dago Nível e Leo MC são os jovens que pacificamente exigem a libertação. O protesto não durou mais de 15 minutos, uma estratégia denominada por “manifestação relâmpago”.

Texto de Rádio Angola

Não houve incidentes com a Polícia Nacional, ao contrário do que ocorreu ontem quando o repórter da Rádio Angola, Pedro Gonga, foi impedido de manifestar-se também contra a prisão dos três manifestantes de Malange. Em pé defronte ao Palácio da Justiça, Pedro pretendia exibir o cartaz onde se lê “Eu exijo a libertação dos 3 manifestantes em Malanje. Art.47°. da CRA” quando foi surpreendido por um agente da Polícia Nacional que prontamente o obrigou a subir no carro-patrulha.

“Mal tirei o cartaz com os seguintes dizeres: ´Eu exijo a libertação dos 3 manifestantes em Malanje. Art.47°. da CRA´. Ao caminhar para o triângulo, onde iria me concentrar, fui logo surpreendido por um agente da polícia, cumprimentou-me e em seguida mandou-me abrir o cartaz. Ao ler o cartaz disse: ´são mesmo vocês que estamos a procura´. Aí eu perguntei o que de mal nós fizemos?”, conta Pedro.

Sem responder, o agente levou Pedro à viatura policial sob pretexto de ir falar com o chefe da missão, identificado pelo repórter como Mateus D. João. Imediatamente foi colocado forçadamente no interior da viatura. Um amigo, a quem pedira para registar fotograficamente o protesto espontâneo, viu o telemóvel “confiscado” por estar a fazer “fotos ou gravação da voz do comandante”.

Sem a prometida conversa, Pedro e o amigo foram levados à 4.ª esquadra, no bairro Ingombota, onde o comandante da unidade apareceu depois de vários minutos. Pedro garante que o comandante teve um bom comportamento desde a chegada.

“Pude notar que o comandante e os seus agentes, bem como os homens do SIC, que dizem nos conhecer perfeitamente e inclusive somos amigos no facebook, ficaram assustados e espantados ao verem o meu passe da Rádio Angola com o logotipo da Friends Of Angola. Ficou mais assustado ainda quando respondi-lhe que a direcção da FOA está em Washington DC. Na verdade eles procuravam saber o motivo do protesto. Eu e o Malabiocha esclarecemos as razões. Lembro-me ter respondido ao agente do SIC: ´uma causa justa deve ser aplaudida, abraçada e encorajada´”, frisa.

Os agentes fizeram fotografias dos cartazes e recolheram as informações pessoais de Pedro Gonga e do amigo. Pouco depois o comandante ordenou que fossem “colocados em liberdades”, tendo um agente do SIC deixado claro que: “Se querem manifestar, vão lá no vosso local sagrado [1° de Maio], aqui não, aqui tem órgãos de soberania”.

Leave a Reply