“Mandar o Dago na prisão foi aberração e excessivo”, afirma o advogado

Compartilhe

775795_bhkhk93tRádio Angola (RA): O activista cívico, Dago Nível Intelecto, está a cumprir uma pena de prisão efetiva de oito meses. Proferida pelo juiz Januário Domingos, em Março do corrente ano. Foi acusado do crime de injúria contra o tribunal.

De acordo com o pronunciamento do advogado, Zola Bambi, à Rádio Angola, esta pena é desproporcional. Não é lógica, do ponto de vista da racionalidade jurídico-penal.

“As suas palavras em pleno julgamento não ofendem tanto a soberania do tribunal. Foi absurdo e aberrante a sua condenação”, afirmou o causídico.

“Já estamos a trabalhar legalmente para a sua libertação. Neste momento estamos focados no pedido de liberdade condicional, em virtude de estar prestes a concluir a metade da pena”, disse.

Sendo que o juiz está a ser questionado pelos excessos, tanto pela sociedade quanto pelo tribunal supremo que propôs um processo disciplinar contra ele, pela natureza injustiça da pena, a RA questionou ao advogado: em vez da liberdade provisória, sendo uma pena injusta porque não lutar pela anulação da acusação. E iliba-lo totalmente da acusação aberrante?  Leia mais

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply