LUBANGO: FAMILIARES DE PACIENTES NO HOSPITAL CENTRAL CORREM RISCO DE SAÚDE AO PASSAR NOITES AO RELENTO

Compartilhe

No hospital central do Lubango, província da Huíla, familiares dos pacientes internados naquela unidade hospitalar dormem ao relento para garantir a assistência aos seus familiares.

Texto de Jesus Domingos

Segundo António João, de 40 anos, proveniente do município da Chibia, um dos familiares nesta condição, disse aos microfones da Rádio Angola: “Dormimos aqui fora porque não temos familiares aqui no município sede. Saímos da Chibia e não temos condições para dormir em local condigno e não tenho família para me hospedar, por isso estamos a passar a noite aqui”.

Enquanto isso, Emílio Joaquim queixa-se do frio, e teme contrair uma enfermidade provocada pelo frio intenso que se faz sentir na região. Emílio afirma não possuir condições para acomodar-se na portaria do hospital. “Dormimos mesmo no chão e os seguranças do hospital as vezes nos expulsam deste local”.

Questionados sobre as chuvas que se tem abatido na região, Maria Candeia respondeu que “quando chove nos refugiamos nas instalações da cozinha comunitária para se proteger das cargas pluviométricas, já que somos muitos nesta situação”.

“As condições do espaço não é favorável porque dormimos nas caixas que têm acumulado água e o meu filho já apanhou paludismo aqui mesmo, e em vez de ter um doente tenho dois. A queixa de não haver medicamentos, sendo que temos que estar de prontidão assim quando formos solicitados a comprar tudo aqui. Afinal vamos dormir aonde se não temos onde ir?”, questionou indignado Luís Candjengo, proveniente de Chicomba.

A nossa equipa de reportagem tentou ouvir os responsáveis do hospital mas sem sucesso.

Leave a Reply