LUANDA: SOCIEDADE CIVIL REALIZA CONFERÊNCIA PÓS-ELEITORAL

Compartilhe

Um grupo de organizações da sociedade civil angolana, nomeadamente, Mãos Livres, Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA), Associação Justiça, Paz e Democracia (AJPD), Fórum de Mulheres Jornalistas para Igualdade de Género (FMJIG) e Plataforma Mulher em Acção (PMA), realizou hoje, terça-feira, na União dos Escritores Angolanos (UEA), a conferência nacional subordinado ao tema “Eleições, paz e democracia”.

Texto de Simão Hossi

Pelo MPLA, o convidado não compareceu ao evento, tendo sido encarado como uma “fuga ao debate com os representantes da CASA-CE e UNITA” num painel que abordou intitulado “Desafios dos partidos políticos e coligações na presente legislatura”.

A conferencia, que termina amanhã, culminará com uma mesa redonda que vai abordar a “Nova agenda para as autarquias em Angola”. O evento conta com a presença de delegados vindos das províncias de Benguela, Cunene, Luanda, para além da presença do prelector moçambicano Luís Nhachota, jornalista  que dissertou sobre a democracia em Moçambique.

Para além do temas ligados a politica, foi abordado também a responsabilidade e o papel das igrejas na manutenção da paz e dos direitos fundamentais.