Luanda: Activistas desenvolvem sessões de educação cívica eleitoral

Compartilhe

Fonte: Radio Angola 

Tendo em vista as eleições gerais programadas para o dia 23 do mês em curso, jovens activistas têm desenvolvido sessões de educação cívica eleitoral em vários bairros de Luanda. Utukidi Scot, um dos organizadores da acção cívica, conta à Rádio Angola como tem sido a iniciativa comunitária.

“A iniciativa não tem qualquer financiamento, e temos feito ao nível das comunidades tendo em conta que o acesso à informação é um mal que nos afecta a todos, pensamos em levar avante essa iniciativa e desenvolver debates”, explica o activista.

Como propósito fundamental da organização, Utukidi aponta a participação massiva dos cidadãos no pleito eleitoral cuja face de campanha decorre desde o dia 23 de Julho.

“Independentemente das questões que se levantam, se o processo está a ser bem ou mal conduzido, é importante que as pessoas participem, e esta é a mensagem fundamental que temos estado a levar a cabo”, diz.

Composta por vários membros e todos actuando em “diferentes facetas”, Utukidi salienta que o ponto-chave que une os organizadores é a partilha de conhecimento e informação concernentes ao processo eleitoral”.

Sem olhar para o volume de participantes às sessões de educação cívica e debate, o grupo está mais preocupado, segundo o entrevistado, na reprodução das informações e conhecimento a ser feita pelos participantes aos que não têm estado presentes nos encontros realizados.

Dentre os municípios onde já realizaram sessões de educação cívica, o jovem activista destaca o município de Cacuaco onde um dos participantes tinha 60 anos de idades.

Não é intenção do grupo paralisar a acção tão logo culmine a campanha eleitoral e respectivo pleito, pois, na visão dos organizadores, “a iniciativa é um instrumento de participação política e que as pessoas têm de ganhar consciência de participar”.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org