KUNDI PAIHAMA ACUSADO DE DESVIAR BENS DO GOVERNO PROVINCIAL DO CUNENE

Compartilhe

Sob anonimato, um funcionário do Governo Provincial do Cunene denuncia o roubo de vários bens na sede do Executivo local motivado pelos rumores de uma iminente saída do governador Kundi Paihama alegadamente por auto-demissão em antecipação à passagem compulsiva à reforma que se prevê ser decretada pelo presidente da República João Lourenço nos próximos dias.

Texto de Rádio Angola

A fonte informa que o cenário é de uma “autêntica delapidação” que “cheira a putrefacção política”. Funcionários com cargos de chefias sob orientação do governador levaram os carros do Programa de Aquisição de Produtos Agro-Pecuários (PAPAGRO) que se encontravam estacionados no governo provincial. Sabe-se que “os gatunos pintaram doutra cor e agora estão no parque privado do governador”.

“É triste o que se vive na província do Cunene, estampa-se no rosto da população uma grande tristeza por falta de estratégia de governação, onde os governantes são autênticos incompetentes que não entendem política nenhuma de governação”, lamenta a nossa fonte.

A caça aos “quadros competentes” do governo provincial foi “intensa”, e teve como base a “calúnia e difamação”. Tendo um governador cujo comportamento é caracterizado como o de um soba, “porque de urbanidade não entende”, os projectos têm sido executados pelos “seus analfabetos capangas sem domínio e conhecimento da matéria, isto com intuito de esvaziarem os cofres”.

À igualdade do desvio das viaturas do PAPAGRO, a nossa fonte acrescenta que os camiões do programa de apoio aos governos provinciais disponibilizados pelo Ministério da Administração do Território (MAT) foram privatizados e encontram-se em fazendas e a explorar minerais como ouro e madeira para fins particulares do governador e colaboradores. Os “camiões verdes”, como são conhecidos, teriam como objectivo a limpeza das principais artérias do Cunene. Não tendo esse fim, “as ruas estão cheias de areia e até a nascer massango e capim, assim como lixo por todo canto da cidade de Ondjiva”.

CRÍTICOS EXONERADOS E AMEAÇADOS

Alérgico às críticas, o governador Kundi Paihama procedeu a exonerações de funcionários que ousaram criticar internamente a sua administração, tendo colocado nos seus lugares pessoas de sua confiança.

A fonte afirma que o governante tentou extorquir os bens do ex-governador António Didalelwa, falecido a 31 de Agosto de 2016, e ameaçou o director da associação cívica Ame Naame Omunu (ANO), padre Gaudêncio Yakuleinge, que tem denunciado os roubos e violações de direitos humanos na província.

As escolas de ensino básico padecem de graves problemas, desde a falta de carteiras à reabilitação, tanto que algumas foram construídas com esferovite e o dinheiro desviado. O modelo de selecção para bolsas de estudo para o pólo provincial da Universidade Cuito Cuanavale (UCC), afecta à oitava região académica, é o partidário, ou seja, têm prioridade os militantes do MPLA. O projecto de instalação de uma filial da Universidade Católica de Angola (UCAN) paralisou com o falecimento do antigo governador.

Falando pela população, a fonte apela a uma consciência nova para o futuro do Cunene.

“Deputados que representam o dinheiro em vez do povo, que se calam diante destas práticas, mesmo vendo as secas, casas destruídas pelas chuvas e fome que nos assola, mas eles apenas se calam. Por isso apelamos à intervenção do governo central antes que a província se torne numa ombala ou uma fazenda”, concluiu.

Leave a Reply