Jovens prometem chuva de manifestações no Palácio Presidencial para exigir soltura de activistas detidos em Luanda

Compartilhe

Várias manifestações estão previstas para as ruas de Luanda com objectivo de exigirem a libertação de mais de 50 activistas detidos nos protestos do último sábado, 24.

Rádio Angola

Uma manifestação organizada por activistas e que teve o apoio da UNITA e de outras forças da oposição, foi reprimida pela polícia, e os detidos podem ser apresentados ao tribunal de polícia para julgamento sumário na segunda-feira, 26.

Segundo O Decreto, fontes bem informadas indicam que, os organizadores ponderam voltar aos protestos no dia do julgamento: “Desta vez, nós vamos se manifestar até a cidade alta”, disse um dos activistas ouvido.

No sábado à noite, a governadora da província de Luanda, Joana Lima lamentou os “prejuízos incalculáveis” na sequência dos confrontos entre a Polícia Nacional e os manifestantes, e disse no entanto, “haver fins inconfessos” de quem, segundo ela, “manipula os activistas”.

A manifestação visava protestar contra o desemprego e o alto custo de vida e pedir a marcação das eleições autárquicas.

Fortes cordões militares foram montados ao longo das estradas com vista a impedir o percurso dos manifestantes, em resposta os manifestantes queimaram motorizada de polícia, pneus nas estradas e inviabilizaram várias vias. A UNITA fala em um morto a policia nega a existência de qualquer morte.

Agostinho Kamuango, Francisco Teixeira, Laura Macedo, Domingos Epalanga estão entre os detidos.

Leave a Reply