JOVENS MUÇULMANOS EM LIBERDADE CONDICIONAL A QUALQUER MOMENTO

Compartilhe

O Governo apresta-se a ver ruir mais um dos seus “fantasmas”. O Tribunal Supremo pode, a qualquer momento, devolver à liberdade os jovens muçulmanos condenados em primeira instância por associação ao Estado Islâmico

A julgar por informações do advogado de defesa Sebastião Assurreia ao CorreioAngolense, tudo indica que os jovens muçulmanos – condenados, em Novembro do ano passado, a penas de três anos de prisão efectiva por associação ao Estado Islâmico – podem ser postos em liberdade condicional a qualquer momento.

A defesa recorreu ao Tribunal Constitucional e Sebastião Assurreia confirma que a instância deu provimento ao recurso, havendo neste momento apenas uma pequena demora que decorre de se estar a aguardar que o Tribunal Constitucional confirme o acórdão sobre a decisão da primeira instância.

Segundo Sebastião Assurreia, os argumentos e as provas apresentadas em sede do julgamento não são suficientes para condenar os réus. O facto de assistirem vídeos, ler livros e ter uma conta de rede social supostamente destinada a disseminar a religião islâmica em Angola, “não dá o direito de mandar os réus para a cadeia”.

Os jovens que se encontram encarcerados nas cadeias de Caquila, Calomboloca e Viana são Angélico Costa, Joel Paulo, Bruno dos Santos, Lando José, Dala Camueji e Ana Kieto. Foram acusados  pelo  Ministério Público de criarem, em 2015, o grupo muçulmano denominado ‘Street Da Was’,  com o suposto objectivo de disseminar o islamismo nas ruas e nas redes sociais, usando a sigla ‘ISLAMYA ANGOLA.

Fonte: Correio Angolense

Leave a Reply