JOVENS DO MUNICÍPIO DA MATALA MANIFESTARAM-SE NESTA SEXTA-FEIRA CONTRA FALTA DE ÁGUA E LUZ

Compartilhe

Dezenas de jovens do município da Matala, província da Huíla, saíram às ruas da manhã desta sexta-feira, 16/08, para exigir água potável e luz da rede pública, apesar da tentativa de inviabilização por parte da polícia local.

Jesus Domingos | Matala

Organizada pelos moradores do bairro “Mavayela”, comuna de Micosse, o protesto que começou por volta das 9h00, percorreu várias artérias da vila de Matala com dísticos e cartazes “exigindo água e luz”. “Queremos água e luz, Mevayela quer água e luz, Vicente fora, fora”, dizia o grupo.

Segundo João Tomás, um dos manifestantes, o protesto resulta do cumprimento de um direito consagrado no artigo 47 da Constituição da República de Angola. “Manifestamos para exigir o nosso direito e o fizemos à luz do artigo 47 da Constituição de Angola, queremos água e luz”, disse.

Para o jovem Mário Joaquim, “a vida sem energia é difícil e sem água é pior ainda, não podemos viver assim”, uma visão partilhada pelo activista e membro do “Projecto OK”, Paulo Dias: “Não é admissível um bairro que está ao lado do rio e da barragem, não ter energia nem água e a população a viver apenas de promessas desde muito tempo, por isso, essa manifestação é justa e digna”, referiu.

Os manifestantes disseram à Rádio Angola que já tiveram vários encontros com o administrador local, mas “até aqui não passa de promessas”. O bairro Mevayela faz parte da comuna de Micosse, no sector de Candjanguite  e os moradores sustentam que o mesmo fica a uma distância de apenas 100 metros do rio Cunene e da barragem hidroeléctrica da Matala.

A Rádio Angola tentou contactar a administração municipal da Matala, mas nada resultou.

Leave a Reply