JOÃO LOURENÇO ESPERA QUE JES DEIXE A VIDA POLÍTICA EM 2018 COMO PROMETEU

Compartilhe

O presidente da República disse que o cumprimento da promessa de José Eduardo dos Santos, presidente do MPLA, de abandonar a vida política activa em 2018 depende de si próprio, porquanto “só a ele compete dizer se o fará, se vai cumprir com esse compromisso”.

Texto de Rádio Angola

Ao falar aos jornalistas na primeira entrevista colectiva concedida nesta segunda-feira, 08/01, no jardim do palácio presidencial, o presidente João Lourenço aproveitou a ocasião para “desdramatizar” as informações que pairam no ar, segundo as quais existe um clima de crispação entre a figura do presidente da República, João Lourenço, com o ex-presidente José Eduardo dos Santos, ainda presidente do MPLA, com quem diz manter relações normais de trabalho.

O presidente da República assegurou que “nada está acima da Constituição”, daí que trabalhe com José Eduardo dos Santos em “campos distintos”, mas “cada um cumpre o seu papel”, lembrando que Eduardo dos Santos comprometeu-se a deixar a liderança do partido e a vida política activa em 2018, sublinhando que se “sente bem” como chefe de Estado e vice-presidente do MPLA.

Quanto às polémicas exonerações, com realce a da Isabel dos Santos do cargo de PCA da Sonangol, o titular do poder Executivo sublinhou que as mesmas não são justificadas e, no caso da de Isabel dos Santos do conselho de administração da petrolífera nacional, nada teve a ver com questões pessoais ou por alegada perseguição aos filhos do ex-presidente da República.

Na mesma linha de pensamento, esclareceu estar a ser mal avaliada a situação do fim do contrato entre a Televisão Pública de Angola (TPA) e as empresas Semba Comunicação e West Side, que fizeram a gestão do canal 2 daquela cadeia televisiva estatal até finais de 2017. João Lourenço afirmou que a decisão de rescisão contratual foi tomada pela TPA e deveu-se ao facto de o contrato ser bastante desfavorável para o Estado e ter sido assinado numa conjuntura económica do país diferente do actual.

Acompanhe aqui na página da Rádio Angola a entrevista colectiva que o presidente da República João Lourenço concedeu aos jornalistas angolanos e estrangeiros no palácio presidencial.

Leave a Reply