Isaías Samakuva garante continuar na política activa e servir a UNITA no Parlamento

Compartilhe

O Presidente da UNITA, Isaías Samakuva, que termina o seu mandato com a tomada de posse do novo líder do partido a ser eleito no 13º ordinário, a acontecer em Luanda entre os dias 13 e 15 de Novembro do ano em curso, declarou que não vai abandonar a “vida política activa”, pelo que, vai tomar o seu lugar na Assembleia Nacional para continuar a servir o partido fundado por Jonas Savimbi.

Rádio Angola

Falando em conferência de imprensa nesta terça-feira, 08/10, na sede dos “maninhos” na Maianga, em Luanda, Isaías Samakuva que recordou as diferentes ocasiões em que se pronunciou publicamente que não iria concorrer a sua própria sucessão, disse que, contrariamente ao que se pensava, ele é um dirigente partidário africano diferente de outros que não cumprem com o que dizem e acusou que, muitos profissionais de comunicação social e analistas, duvidavam da sua palavra, por se terem deixado instumentalizar por uma agenda inconfessa de rivais políticos que tinham como propósito desestabilizar a coesão interna do partido.

Isaías Samakuva que cessa funções dentro de trinta dias, após dezasseis anos na presidência da UNITA, agradeceu profundamente todos aqueles que participaram da sua trajectória de liderança.

O partidário que vai continuar a vida politica activa, anuncia que pretende reassumir o seu assento no Parlamento onde vai ajudar a servir a UNITA  como deputado a assembleia nacional.

Nesta conferência de imprensa, Isaías Samakuva desdramatizou rumores que aventam a possibilidade de ser o cabeça de lista da UNITA às eleições gerais de 2022, tendo esclarecido que a responsabilidade de conduzir o Partido no pleito será do Presidente que for eleito no congresso deste ano.

Isaías Samakuva aproveitou a ocasião para tranquilizar que, seja quem for eleito futuro Presidente da UNITA, o mesmo não vai dirigir o partido para satisfazer as suas vontades, estando sujeito a cumprir as oreintações aprovadas em congresso.

A finalizar o contacto com os Jornalistas, num tom desafiante, Isaías Samkuva disse que, apesar da idade elevada, ainda tem forças para concorrer as autarquias, dispondo-se a disputar como autarca na zona em que perceber que goza alguma simpatia.

À imprensa, Samakuva referiu que está convencido que o seu partido vai fazer um bom resultado nas eleições autarquicas previstas para 2020 desde que não haja fraude.

Questionado sobre as informações que dão conta de que estaria a apoiar a candidatura Alcides Sakala, no conclave de Novembro próximo, o ainda líder do “Galo Negro”, respondeu de forma laconica que manifesta o seu apoio à UNITA de que faz parte o pré-candidato Sakala.

Em relação ao futuro da UNITA a ser eleito no conclave que decorre nos dias 13, 14 e 15 de novembro próximo sob o lema “Patriotismo, Coesão e Cidadania”, Isaías Samakuva advertiu que, quem for escolhido para liderar o partido, não vai impor a sua vontade, estando obrigado a cumprir as linhas políticas definidas pelo congresso sob risco de não concluir o seu mandato.

Oiça aqui na página da Rádio Angola a íntegra da conferência de imprensa de Isaías Samakuva:

Leave a Reply