Isaías Samakuva agarrado ao “tacho”

Compartilhe

Isaías Samakuva, presidente da UNITA, vai se manter no “poder” até 2019 altura em que deve terminar o seu mandato de quatro anos, saído do último congresso realizado em Dezembro de 2015, contrariando deste modo, aquilo que o mesmo (Samakuva) prometeu antes das eleições de 23 de Agosto de 2017, que deixaria à liderança do partido, independentemente dos resultados que o seu partido obteria nas urnas.

Fonte: Rádio Angola

A decisão da manutenção de Isaías Samakuva na presidência do partido foi tomada pela maioria dos membros que compõe a Comissão Política reunida em Luanda, onde foi discutida a vida interna do partido fundado por Jonas Savimbi.

No comunicado final lido pelo porta-voz do “Galo Negro”, Alcides Sakala, a que a Rádio Angola teve acesso, consta que, no interesse superior do partido, a comissão política deliberou por meio de uma votação secreta, o cumprimento do seu mandato.

Assim, refere a nota que temos vindo a citar, 169 membros votaram a favor da permanência de Isaías Samakuva na liderança da UNITA para o cumprimento do mandato, 24 votaram contra e três votos nulos.

No mesmo documento, o órgão deliberativo do maior partido na oposição em Angola “reafirma a vocação da UNITA em servir os angolanos na busca da sua dignidade na pátria do seu nascimento”.

O comunicado de sete pontos, realça igualmente a necessidade de despartidarização do Estado por entender que é uma necessidade, fundamental para a reforma e para o combate à corrupção e impunidade, porquanto a UNITA pensa que “o estado angolano foi capturado por um partido político e, na sua actuação, funciona como força de bloqueio, à afirmação da República, à concretização do Estado Democrático de Direito e à liberdade económica”.

Acompanhe aqui na página da Rádio Angola, a leitura do comunicado final saído da III Reunião Ordinária da Comissão Política da UNITA, que decorreu nos dias 14 e 16 de Dezembro, no Complexo Sovsmo em Luanda.