Invasão de terras poderá deixar mais de 2000 famílias desalojadas no Cunene

Compartilhe

775795_fg0nrsdaRádio Angola (RA): Tivemos o privilégio de entrevistar o vice coordenador da SOS Habitat, Andre Augusto, para falar sobre a defesa dos direitos da habitação e a luta contra as ondas de demolições em Angola,  e em particular no Cunene.

Sr. Andre Augusto, Gostariamos que nos explicasse a situação dos conflitos de terra no Cunene, Município do Curoca, o que se passa de concreto?

Sr. Andre Augusto (AA) – A situação até o momento que estou a falar para a Rádio Angola, é extremamente preocupante porque ontem (20-5-2016), no período da tarde recebi um comunicado vindo da comunidade de que os funcionários da empresa, protegidos pela Polícia havia um compromisso irem demolir uma escola construída na mesma localidade, pós, querem apagar todas evidências que existem ali para apoderar-se da terra no sentido implementarem os seus projectos.

O projecto que esta ser feito la é quele projecto que na net até aparece, que é o projecto do desenvolvimento da bacia do Kavango, este projecto é de carácter privado o mesmo em Janeiro quando começou a ocupar as terras onde reside, cultivam e pastam o gado os agro-pastorís da quela circunscrição, portanto, não houve nenhum aviso prévio, não houve conversa com as autoridades tradicionais, a Administração não se interessou em fazer o levantamento de quantas pessoas, quantas famílias, deviam estar afectados neste processo, apenas colocaram as máquinas, colocaram a Polícia Nacional… Leia mais
775795_fg0nrsda

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply