INTERNAUTAS ATRIBUEM NOTA NEGATIVA AO COMBATE À CORRUPÇÃO EM ANGOLA

Compartilhe

Uma sondagem realizada e tornada pública pela organização Friends of Angola (FoA) sobre o combate à corrupção em Angola, que está a ser levado a cabo pelas autoridades judiciais atribui “nota negativa” ao cavalo de batalha do Presidente da República, João Lourenço.

Rádio Angola

Promovida via internet, a maior parte dos inquiridos na sondagem da Friends of Angola (FoA) entende existir pouca seriedade no processo de combate à corrupção, que segundo consta, se tornou num cancro que corrói a sociedade angolana, cujos efeitos estão enraizados e sentidos em todas as esferas do país.

Entretanto, durante a campanha eleitoral nas as eleições gerais realizadas a 23 de Agosto de 2017, o então cabeça-de-lista do MPLA a Presidente da República, prometeu um “cerco apertado” à corrupção, que continua a “corroer a sociedade angolana”, e o fim da “impunidade” no país.

No seu discurso na cidade do Lubango, na província da Huíla, João Lourenço destacou na ocasião que a corrupção em Angola é um “mal que corrói a sociedade”, prometendo por isso combatê-la.

João Lourenço advertiu na ocasião que o problema é a “forma” como Angola encara o problema: “Não podemos é aceitar a impunidade perante a corrupção”, disse na altura o agora Presidente da República de Angola.

Com a duração de trinta dias, a sondagem que foi feita no período de 7 de Julho a 7 de Agosto de 2019 rede social “facebook”, visou segundo a Direcção da FoA, dar oportunidade aos cidadãos internautas manifestarem livremente as suas opiniões quanto ao empenho da Justiça Angolana no combate ao fenómeno corrupção.

Das mais de 120 respostas obtidas durante a fase que durou o inquérito, 72,8 por cento  dos cidadãos consideraram “negativo” o combate à corrupção em Angola e 20 por cento deram “nota positiva” ao esforço da justiça, enquanto que 7,2 por cento não tiveram qualquer opinião quanto à pergunta feita na sondagem: “Como avalia a luta contra à corrupção em Angola?”, numa iniciativa da Friends of Angola (FoA).

A FoA é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que luta pelos direitos humanos, transparência e boa governação.

Leave a Reply