HOMENS CHAMADOS À ENGAJAREM-SE MAIS NO COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Compartilhe

O apelo foi feito ontem, 1 de Fevereiro, na abertura dos debates subordinados ao tema “O engajamento dos homens na violência domestica”, decorridos no Centro de Formação e Cultural do Cazenga (CFOCA).

Texto de Simão Hossi

Numa iniciativa do Fórum de Mulheres para Igualdade no Género (FMJIG), Teixeira Cândido, secretário-geral do Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA), disse na abertura que “se os homens forem mais compreensivo e entenderem que a harmonia social depende do respeito e uma convivência sã no seio familiar poderão contribuir e engajar-se mais a ponto de não achar que esta luta seja somente feminina”.

Chamado a dissertar sobre o tema, Fonseca Bengui, jornalista do Jornal de Angola, adiantou que este mal tem estado na origem da desestruturação das famílias angolanas.

O debate foi intenso entre os participantes e estes não esconderam a satisfação em ver que os debates do género tenham saídos do casco urbano, juntando assim um número maior de participantes da comunidade rural.

Maria Casal, representante do Fundos das Nações Unidas, instituição financiadora do projecto, disse no acto de encerramento que sociedades evoluídas como a Noruega, Suécia e Dinamarca tiveram exactamente o mesmo processo nas discussões dos seus problemas que começa sempre no interior das comunidades e posterior atendimento às referidas preocupações por parte do governo. Salientou ainda que a luta não pertence somente às mulheres, sendo que os homens são chamados a engajarem-se para a garantia de uma harmonia social das suas famílias e sociedade em geral.

Leave a Reply