Hacker português Rui Pinto é a fonte do Luanda Leaks, diz seu advogado

Compartilhe

O advogado do hacker português Rui Pinto, William Bourdon, confirmou que ele é a única fonte da investigação conhecida por Luanda Leaks, do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ).

“A PPLAAF (Plataforma para a Protecção de Denunciantes em África) está satisfeito por, mais uma vez, um whistleblower (denunciante) revelar ao mundo actos que vão contra o interesse público internacional.

Tal como no caso do Football Leaks, estas revelações devem permitir o lançamento de novas investigações judiciais e assim na luta contra a impunidade dos crimes financeiros em Angola e no mundo”, disse em comunicado citado pelo jornal português Expresso o também advogado de Rui Pinto que é presidente daquela plataforma.

William Bourdon acrescentou que Rui Pinto queria expor actividades que eram ilegais ou contrárias ao interesse público e ajudar a sociedade a compreender a cumplicidade dos facilitadores do mundo ocidental no enriquecimento de Isabel dos Santos à custa dos angolanos pobres”, sem motivações políticas, ao contrário do que disse a empresária angolana que apontou o dedo ao Governo de João Lourenço.

Por seu lado, o director do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ), sigla em inglês, Gerard Ryle, afirmou que “a partilha desta fuga de informação com a PPLAAF e, por sua vez, com os parceiros de media do ICIJ representou o fornecimento de provas incontestáveis sobre a miséria desnecessária que foi infligida ao povo de Angola e o papel dos intermediários que se enriqueceram ao facilitarem isso”, reiterando que os documentos “vieram de um cidadão preocupado, alguém que fez o que está certo em nome do público.”

A informação que levou ao Luanda Leaks estava contida num “disco rígido com todos os dados relacionados com as recentes revelações sobre a fortuna de Isabel dos Santos, sua família e todos os indivíduos que podem estar envolvidos nas operações fraudulentas cometidas à custa do Estado angolano e, eventualmente, de outros países estrangeiros”, frisa a nota de Bourdon.

“Graças ao nosso cliente, os cidadãos portugueses e o mundo têm acesso à verdade de um extraordinário sistema de predacção e corrupção, gravemente prejudicial para Portugal, Angola e outros países”, acrescentou o advogado no comunicado.

O IMPÉRIO

Divulgado no dia 19, o Luanda Leaks revelou o império de Isabel dos Santos, feito a partir das relações privilegiadas com o Governo de Angola presidido pelo pai, José Eduardo dos Santos.

Santos tem negado todas as acusações, atribuiu as mesmas a uma perseguição política movida pelo Presidente João Lourenço e disse ter instruído os seus advogados a processar todos que revelaram informações “falsas”.

Rui Pinto, que está preso, é um hacker informático português que publicou centenas de documentos internos da indústria do futebol e partilhou vários terabytes com jornalistas alemães (da Der Spiegel, revista parceira do Expresso no EIC, European Investigative Collaborations), expondo alguns dos aspectos mais negros da indústria global do futebol, incluindo evasão fiscal, match-fixing, bem como os honorários extorsionistas de agentes desportivos.

Leave a Reply