General Wala comemora “bodas de ouro” no dia da Paz e da Reconciliação Nacional

Compartilhe

Carlitos Simão Wala é um jovem general das Forças Armadas Angolanas (FAA) que dispensa apresentação nos meios castrenses, e lembrá-lo um dia como hoje, é também uma forma de homenageá-lo, assim como tantos outros militares, de cabo a general, que contribuíram para  o fim dos sinuosos 27 anos de guerra fratricida.

Rádio Angola

Passados 18 anos,  desde o fim do conflito armado, cujo desfecho aconteceu a 4 de Abril de 2002, com a assinatura dos Acordos de Paz entre o Governo e a UNITA, na Assembleia Nacional, adjacente aos acordos do Luena, vale lembrar esta data, sendo ele um dos oficiais militares que comandou a  batalha final para o fim da guerra, uma guerra que não teve vencedores e nem vencidos, mas apenas os angolanos de Cabinda ao Cunene.

O mais importante foi ter terminado o conflito, decorrente de divergências ideológicas entre os principais movimentos da luta de libertação nacional, FNLA, MPLA, e a UNITA, logo após à génese da Independência Nacional, que causava  elevadas perdas humanas entre as partes em conflito, por sinal, filhos da mesma pátria.

Mais o general Carlitos Simão Wala é citado, neste espaço de reflexão, pelo facto de completar mais um ano de vida, coincidentemente, num dia em que Angola conquistou a paz definitiva, sendo que ele e outros valorosos  combatentes têm a sua “impressão digital” para o fim definitivo do calar das armas e do troar dos canhões no nosso país.

A história nunca lhe  negará esta particularidade de ter comandado um grupo de homens, durante meses, desde as matas do município do Cuemba, província do Bié, até à vizinha província do Moxico, para colocar fim a guerra e trazer à paz definitiva.

Enquanto o país assinala o 18º aniversário da assinatura dos Acordos de Paz, vale lembrar o empenho deste jovem com credenciais militares inquestionáveis.

Com créditos firmados em várias formações militares em Angola e no estrangeiro, que lhe conferiram ocupar cargos de relevo, destacando-se o de comandante da Guarnição Militar de Luanda(GML) e de Comandante da Região Militar de Cabinda(RMC).

Regressado a meio do ano passado da Rússia, onde esteve em formação,  notabilizou-se como um dos melhores estudantes na Academia  de Estado Maior General das Forças Armadas do Ministério da Defesa deste país, num grupo de 100 estudantes generais e superiores  de países asiáticos, americanos, europeus e africanos.

Fruto do seu desempenho e dedicação, lhe foi outorgado o Diploma Vermelho e Medalha de Ouro, num curso de mestrado, sendo as mais altas distinções desta prestigiada Academia.

Superou os anfitriões representados por 90 estudantes oficiais generais e superiores da Bielorússia,  Coreia do Sul, Mongólia, Nicarágua, Sérvia, República do Congo, Kriguistão, Guiné Conacry, China e Outros.

Nascido a 4 de Abril de 1970 em Benguela, o general Carlitos Simão Wala, além de possuir o mestrado, possui também licenciaturas na especialidade que terminou e ainda uma outra em Direito numa universidade angolana.

Recentemente, num grupo de outros tantos oficiais generais, em Despacho Exarado pelo Comandante em Chefe das Forças Armadas Angolanas(FAA), foi nomeado Chefe da Direcção Principal de Ensino e Instrução do Estado Maior do Exército.

A nomeação deste jovem general para o seu novo posto, está a ser interpretado nos meios castrenses, segundo apurou este Portal,  por  não ter sido  levado  em conta  a sua recente formação na Academia da Rússia, onde esteve mais de dois anos.

Leave a Reply