FUNCIONÁRIOS DO HOSPITAL REGIONAL DE CAFUNFO-CUANGO SEM HÁ 28 MESES

Compartilhe

Mais de 50 funcionários do hospital regional de Cuango-Cafunfo, província da Lunda-Norte, não recebem salários há 28 meses, concretamente desde 2016. O hospital atende os municípios de Caungula, Xá-Muteba, Cuilo, Lubalo, Capenda-Camulemba, Cuango e Luremo.

Texto de Jordan Muacabinza | [email protected]

Em Fevereiro de 2017, agastados com a situação, os funcionários enviaram mais uma reclamação ao chefe da repartição municipal da Saúde do Cuango, Katumba Kalombo, e outra com igual conteúdo para o administrador do hospital, onde informaram que “nós, os trabalhadores do regime da saúde em Cafunfo-Cuango, estamos desde do dia 1 de Janeiro de 2016 sem salário”. Como resposta, Katumba Kalombo garantiu que “o salário não ultrapassaria o mês de Fevereiro, e neste contexto aguardamos o mês citado mas o salário nunca chega”.

Não desistiram e escreveram ao chefe da delegação provincial do ministério da Saúde. Em carta, referiram que a resposta de Katumba Kalombo de que “os salários atrasados é devido a crise que assola o país”.

Sem resposta da delegação provincial, em Agosto do ano em curso foram abordados pelo chefe da repartição municipal que os tranquilizou dizendo que os salários seriam pagos em Setembro, mês corrente, mas aos trabalhadores não reduziu as dúvidas do cumprimento destas palavras.

Dentre as acções previstas para continuar a pressionar pelos salários, consta um programa de manifestações públicas, a qual se juntarão os ex-trabalhadores desactivados do sistema da saúde mas aos quais o governo deve seis meses de salários.

“Por isso estamos a denunciar estes males, porque é de se corrigir o que está mal, melhorar o que está bem. Será que o senhor presidente disse corrigir em todas províncias ou é só em Luanda?”, questionam.

Leave a Reply