Friends of Angola exige liberdade imediata do Sr. Joaquim da Costa Zangui “Lutambi”, Secretário Nacional para a Juventude do Bloco Democrático

Compartilhe

                                                                                          Friends of Angola

B.O. Box 21602

Washington, DC 20009

T: 202-413-7432

E: [email protected]

20 de Agosto, 2018.

 

 

 

COMUNICADO

A Friends of Angola tomou conhecimento da detenção e a consequente aplicação da medida de coacção mais gravosa ao Sr. Joaquim da Costa Zangui “Lutambi”, Secretário Nacional para a Juventude do Bloco Democrático.

Na sequência da detenção, foram-lhe negados o direito de ser informado sobre o local para onde seria conduzido, o direito de informar a família sobre a sua detenção, o direito de escolher um defensor que acompanhasse as diligências policiais, o direito de consultar advogado antes de prestar declarações.

Em actos subsequentes de violação da Constituição e das leis infraconstitucionais, as autoridades policiais do Kuanza Norte emitiram um comunicado, no qual dão a conhecer os crimes que recaem sobre os indiciados no mesmo processo. Cabe ao Ministério Público desempenhar este papel. Não à Policia. Tal acto reforça a falta de credibilidade que as instituições angolanas nunca tiveram, especialmente o Ministério do Interior e o seu corpo de Polícia.

Uma vez que a Polícia Nacional deteve o Sr. Joaquim da Costa Zangui “Lutambi”, sem um competente e devido mandato emitido por um Magistrado do Ministério Público, este modus operand e a detenção, configura rapto e cárcere privado levado a cabo por agentes encapotados sob o manto do Estado.

Finalmente, a Friends of Angola espera que terá havido um erro humano, e que se repare a falta o mais rápido possível.

 

 

Florindo Chivucute

Director Executivo

Friends of Angola

 

Leave a Reply