FRIENDS OF ANGOLA E ACTIVISTAS DO ZAIRE ABORDAM EM CONFERÊNCIA IMPORTÂNCIA DAS AUTARQUIAS LOCAIS

Compartilhe

Organização Não Governamental “Friends of Angola (FoA)”, defensora dos direitos humanos, promove em parceria com os activistas cívicos da província do Zaire, uma “Conferência Provincial” sobre a importância da implementação da autarquias previstas para 2020.

Texto de Rádio Angola

Segundo os promotores, o evento que decorre neste sábado, 27/04, na sala multiusos do segundo edifício do Governo Provincial do Zaire, enquadra-se no âmbito da discussão e análises sobre a Institucionalização do Poder Local em Angola, com vista a envolver a participação dos jovens e cidadãos em geral no debate sobre as autarquias locais.

Ouvido pela Rádio Angola a partir de Mzanza Congo, o coordenador da actividade, Pedro Gonga disse que a conferência visa reunir à volta da mesma mesa, deputados à Assembleia Nacional, eleitos pelo circulo provincial do Zaire, para uma abordarem ampla sobre o processo autárquico em curso e dar explicação à sociedade sobre o andamento dos debates no Parlamento quanto ao pacote legislativo autárquico aprovado na generalidade na 6ª sessão plenária ordinária do hemiciclo angolano.

O também activista cívico, referiu que a iniciativa tem igualmente por objectivo à aproximação dos políticos junto do povo, que na sua visão, é o detentor do poder. A organização, de acordo com o Pedro Gonga espera contar com a presença de todos os deputados do circulo provincial do Zaire, nomeadamente do MPLA, UNITA e CASA-CE.

À Rádio Angola, Pedro Gonga sustentou que os activistas do Zaire defendem a realização das primeiras autarquias locais no próximo ano em todos os municípios do país, pois entendem que o “gradualismo geográfico” proposto pelo MPLA “discrimina os angolanos”.

Oiça aqui na página da Rádio Angola as declarações do activista cívico Pedro Gonga:

Leave a Reply