FOME MATA CRIANÇA DE 10 ANOS NO MUNICÍPIO DA MATALA

Compartilhe

A falta de alimentos continua a ceifar vidas humanas na região Sul do País, com a maior incidência às províncias do Cunene e Huíla, esta última, registou na passada sexta feira, 26/07, a morte de uma criança de 10 anos, devido a fome que assola milhares de famílias da comuna do Mulondo, município da Matala na província da Huíla.

Jesus Domingos | Matala

Em declarações à Rádio Angola, Maria Vihemba, irmã da malograda afirmou que a família não se alimentava há quatro dias, uma situação que não foi suportada pela pequena que morreu momentos depois no Centro de Saúde existente na localidae.

Os populares acusam os responsáveis do Centro de Saúde de não estarem à altura para atender às necessidades mais urgentes da população, isto mesmo considerou a cidadã Lurdes António. Para os habitantes afectados pela fome, o governo pelo meio da administração comunal, manifesta-se “incapaz para acudir a situação”.

Joana da Conceição lamenta que a fome vai se alastrando cada dia que passa, afirmando que nos últimos dias, várias famílias procuram encontrar refúgios no município da Matala. “Aqui também estamos a morrer de fome e seca, não temos muitas saídas porque vivemos mal e o governo não ajuda o suficiente, temos rios, menos águas nas nossas cassas e não estão sérios, ainda falam que não é da responsabilidade do governo”.

Júlia Nihova, outra moradora na comuna de Molondo disse a nossa reportagem que a administração local tem prestado algum apoio, mas segundo ela, “insuficiente para atender as necessidades de centenas de famílias que passam a fome”. “Melhor mesmo é nos dar materiais e arranjarem como ter acesso a água para o cultivo”, frisou.

A Rádio Angola contactou os responsáveis do Centro de Saúde, mas estes negaram conceder entrevistas, tendo apenas confirmado a morte da criança de 10 anos e revelaram que não se trata do primeiro caso registado da comuna de Mulondo.

 

 

Leave a Reply