FOA PARTICIPA NO ENCONTRO ANUAL SOBRE LIBERDADE RELIGIOSA NOS EUA

Compartilhe

A Organização Não Governamental (ONG) Friends of Angola (FoA) participa no próximo mês do corrente ano, em Washington, Estados Unidos de América (EUA), na reunião anual, promovida pelo Departamento do Estado Americano, visando à promoção da “Liberdade Religiosa no Mundo”.

Texto de Rádio Angola

Segundo apurou a Rádio Angola junto do Departamento de Estado do Governo Americano, órgão responsável pela realização do evento, para este ano, a “Reunião Ministerial” vai basear a discussão dos temas na “Declaração e Plano de Acção de Potomac” lançado no ano passado.

Numa nota convite endereçado à Friends of Angola (FoA), a organização do certame que solicita a confirmação daquela instituição defensora dos direitos humanos, o Departamento do Estado Americano assegura que a “Reunião Ministerial de 2019” terá uma agenda “robusta com mais sessões de discussão, para incentivar uma maior interacção entre o aumento do número de participantes e membros do painel”.

A nota a que a Rádio Angola teve cesso, refere que, no dia 16 de Junho, primeiro dia das discussões, haverá várias painéis com diversos temas, tais como “Blocos de Construção para o Progresso da Liberdade Religiosa, Tendências Emergentes na Liberdade Religiosa e Liberdade Religiosa no Desenvolvimento e Assistência Humanitária”.

Já no segundo dia, cada um desses três tópicos terá sua própria faixa separada na “Reunião Ministerial”, cujo primeiro painel vai olhar para os “Blocos de Construção para o Progresso da Liberdade Religiosa”, em que a “Faixa 1” deve explorar “os elementos básicos que asseguram a Liberdade de Religião ou Crença”.

Os tópicos da sessão incluem tópicos como desafios enfrentados pelas minorias religiosas, melhores práticas na defesa da Liberdade Religiosa, papel dos governos no avanço FOB e combater o anti-semitismo.

A segunda abordagem, não menos importante, analisa “Novas Tendências na Liberdade Religiosa”, em que a discussão deve ter o centro a “exploração tendências emergentes que ajudam a promover o crescimento de tópicos de sessão FoRB Breakout”, que deve incluir temas como prevenção atrocidade, educação tolerância inter-religioso para combater o extremismo.

Neste painel, segundo consta, os participantes analisam ainda a liberdade religiosa e de segurança nacional, a liberdade religiosa e a prosperidade económica, liberdade religiosa e tecnologia, media/reportagem sobre questões de liberdade religiosa, e direitos das mulheres e FOB.

Em relação ao tema “Liberdade Religiosa no Desenvolvimento e Assistência Humanitária”, a terceira faixa, será liderada pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), cuja discussão deve explorar a intersecção de comunidades religiosas, líderes religiosos e organizações religiosas bem como da comunidade de desenvolvimento.

No terceiro e último dia da “Reunião Ministerial”, os ministros das Relações Exteriores dos países convidados estarão reunidos no Departamento de Estado Americano. Entretanto, a nota esclarece que devido ao aumento previsto nas delegações participantes, a participação da sociedade civil será limitada e somente por convite.

Refira-se que a primeira reunião promovida pelo Governo Americano sobre a “Liberdade Religiosa” aconteceu em 2018, em Washington, EUA, tendo contado com a participação de representantes de 80 países, mais de 100 líderes religiosos e 175 representantes da sociedade civil, incluindo os responsáveis da organização “Friends of Angola (FoA)”.

Leave a Reply