FAMILIARES DO CIDADÃO ASSASSINADO POR MILITARES EXIGEM JUSTIÇA

Compartilhe

Foi encontrado, já em estado de decomposição, o corpo do cidadão Manyonga Marioto Muapessa, 44 anos de idade, natural do município do Cuilo, província da Lunda-Norte.

Rádio Angola | Jordan Muacabinza

The first part of the part of the case of milkshake from anto tropas and sequined military forces from Forces Armadas Angolanas afectos à unidade dos comandos, ao vivo, in the content of “confrontos” entre empresas da empresa de segurança privada DSL e garimpeiros artesanais no dia 28 de Abril último, na localidade de Calonda, município do Lukapa, na Lunda Norte que tem o resultado final de 17 pessoas, número de processos pelas autoridades policiais que admitem apenas duas vitimas, das quais, uma menor de dez anos.

Em contato com a Rádio Angola , Adelino Muassombo Alfredo, tio da vitima, contou com o seu sobrinho teria ido para a zona de garimpo a procura de pão para o sustento da família, tendo dirigido às áreas de Kamafuka nas proximidades do Kakele, onde é mais importante dos populares se dedica à armazém artesanal de diamantes.

Depois das caramuças de 28 de Abril, a fonte, os militares que estão envolvidos nas operações, foram em todas as zonas de garimpo “o meu sobrinho foi morto nas garimpeiras, nas áreas já atingidas”. com as costas com armas de fogo pelos comandos de boinas vermelhas e bala saído pelo abdômen, tendo morrido no local ”, lamentou o tio.

O familia do malogrado, descreve que, depois de ser assassinado, os militares colocaram o corpo da vitima numa vala onde são feitas escavações de diamantes e taparam com palhas. “Para tirar o corpo foi necessário, primeiro tirar água com balde sem uso de lentes e o corpo já estava em estado de putrefação”, disse.

A Rádio Angola , os familiares do malogrado afirmaram que não foi fácil descobrir o local onde foram seradas Muitas pessoas Marioto Muapessa, e só foi possível? Graças ao seu colega que escapou nas mãos dos militares e que o local estava no morto, corpo foi encontrado apenas no dia 9 de Maio ”, relatou.

O malogrado deixou viúva e dez filhos. Os familiares exigem que o Estado tenha a responsabilidade de assegurar os filhos da vitima, já que alegam que o seu parente foi morto pelas forças do Estado angolano, violando o direito à vida consagrado na Constituição da República.

Os familiares que pedem que se faça justiça, lamentam que, com a morte do pai, os filhos estão votados ao sofrimento, uma vez que o progenitor é que garantia o seu sustento. “Pedimos que se faça justiça e indemnização pelos danos provocados”.

A população local diz que não se trata do primeiro caso de assassinato de cidadãos civis por parte dos agentes de defesa e segurança do Estado. “Aqui estão a nos acabar devido aos diamantes. O Presidente da República , João Lourenço tem de nos dizer onde é que vamos trabalhar para conseguirmos sobreviver e não militarizar as áreas de garimpo”, afirmaram.

A família do malogrado, deslocou-se à Procuradoria-Geral da República com o intuito de apresentar uma queixa-crime contra os militares, mas posto na PGR, contou o tio, o Procurador Provincial da Lunda-Norte disse que “o mais importante é que os investigadores, juntamente o procurador tomamos conhecimento do incidente e o caso foi encaminhado ao tribunal”.

O Procurador Provincial, segundo o tio da vitima, pediu aos familiares que entregasse números de telemóvel para quando chegasse a data ligaria para os mesmos, “mas desde o dia 13 de Junho altura em que apresentamos a queixa até a data presente nem água vai,nem água vem”, lamentou.

Os populares ouvidos pela Rádio Angola, afirmam que “muitos dos jovens assassinados, foram atirados no rio Chikapa para que os familiares não se apercebam da situação”. Outros ainda, de acordo com os depoimentos, “são lançados depois de mortos nas valas de Majimba pelos militares – os chamados comandos”.

Uma esposa do malogrado revela que a família descobriu, depois de assassinado, seu esposo foi posto num “nombre” – buracos escavados para remover a cascalho e taparam-no com área. “A grande quantidade de água e os meios de comunicação necessários para a remoção da água, só assim foi possível encontrar o corpo”, comentou com uma careta de companheiro.

O facto chocou mais uma vez a população local que se manifestou com uma situação e clama por justiça.

Leave a Reply