Ex-trabalhadores reclamam remuneração e inserção no sistema de segurança

Compartilhe

Dezenas ex-trabalhadores da companhia de diamantes angolana ENDIAMA manifestaram-se nesta segunda-feira, 13, em frente à sede da organização para exigi o pagamento de vários montantes que dizem lhes ser devidos.
De acordo com a VOA, os antigos trabalhadores pedem o pagamento de salários em atraso, indemnizações e subsídios vários, bem como enquadramento na Segurança Social.
A situação surge depois da suspensão de projectos mineiros da Endiama nas Lundas em 2009.
Os trabalhadores explicam que, na Altura, houve compromissos que passados 10 anos não estão a ser cumpridos pela direcção da empresa.
A Endiama nega e garante que vai resolver apenas a questão da integração na Segurança Social.
Um antigo trabalhador, que quis identificar-se apenas como Paulo, disse que a empresa deve então mostrar “o comprovativo” desses pagamentos.
“Se somos analfabetos como nos consideram, não seriamos malucos para exigir algo já pago”, afirmou
Outro antigo trabalhador de nome Victor garantiu que se o problema não for resolvido os trabalhadores tencionam iniciar uma vigília em frente à sede da organização.
O presidente do Conselho de Administração da Endiama, José Ganga Júnior, respondeu aos manifestantes afirmando que já pagaram todas as indemnizações, mas deixa uma janela de esperança aos antigos trabalhadores.
“Quanto a indemnizações já foram pagas mediante um termo de quitação assinada pelos ex-trabalhadores, por isso não nos responsabilizamos por isso”, disse, acrescentando estar pronto a dialogar com a mediação do Ministério da Administração Publica, Emprego e Segurança Social.

Leave a Reply