EX-PR JES CONSEGUIU SAIR DA CENA E VOLTOU NOVAMENTE EM PESO

Compartilhe
Elias Muhongo

Uma das coisas que aprendi com pessoas de grande sabedoria como o Prof. “Luiz Almeida Marins Filho”, é saber sair de cena, deixar o palco, sair da roda, mudar de assunto. Saber o momento exacto de fazer com que os holofotes fiquem sobre os outros e não sobre você.

No mundo competitivo em que vivemos a sua presença “marcante” pode marcar demais. A sua ideia “brilhante” pode brilhar demais. A forma “inovadora” de pensar pode inovar demais. E nem sempre as pessoas estão dispostas a deixar você brilhar impunemente. É hora de sair de cena. Nem que seja por um tempo.

É preciso fazer os outros pensarem que você desistiu. É preciso dar a chance das pessoas acharem que você não quer mais estar no palco. Mas saber sair de cena é uma arte tão importante quanto saber entrar em cena. Todo actor sabe disso. Assim, é preciso sair de cena com classe. É preciso sair de cena com a discrição de um lorde inglês. Quando as pessoas sentem-se ameaçadas por você e começam a ter respostas agressivas desproporcionais, talvez seja a hora de sair de cena.

Quando você, sem ter desejado ou planejado, começa a aparecer muito na sua área de actuação ou no seu sector de trabalho, talvez seja a hora de sair de cena por um tempo. Saber sair de cena é também saber mudar de assunto. Quando as pessoas vêm lhe perguntar e comentar sobre o seu sucesso, sobre seus bens materiais, seu possível enriquecimento, etc. Querendo fazer você falar sobre você – é hora de mudar de assunto. É hora de sair de cena.

Os sábios sabem que você nada ganhará falando de você mesmo para os outros. Nem bem, nem mal. Mude de assunto. Saia de cena. Não caia nessa armadilha. Quando o embate se dará com poderosos e você conhece o poder destrutivo desses poderosos, pense bem antes de entrar no combate. Talvez você ganhe mais saindo de cena. Deixe a briga de cachorro grande para grandes cães. Saiba sair de cena. Você terá outras oportunidades. Você ganhará outras batalhas com menos estresse, com menores esforços. É preciso fazer um grande esforço de sabedoria para saber quando sair de cena. É preciso ter uma grande capacidade artística para saber como sair de cena.

Confesso que fiquei admirado e pensativo de vários argumentos e analises, o que me chamou atenção é a publicação do meu amigo Jornalista “Ilídio Manuel” de que, “O Ex-PR JES quebra o silêncio e inaugura a nova sede luxuosa da FESA”. O meu amigo virtual, deu garra, para escrever o meu texto e algumas apanhadas que circulam nas redes sociais, TVs e rádios. É pura verdade e com certeza, depois de Angola acordar sempre com Operação Resgate, exonerações e nomeações sempre em dia, doação de sangue contaminada com vírus de VH/SIDA no hospital público do nosso país, a falta de emprego para a camada jovem se torna cada vez mais há única cagada que o Diabo também lhe custa concertar em Angola, pois que, o seu objectivo é destruir e não construir.

A Fundação Eduardo dos Santos (FESA) do Ex- PR JES, aparece depois de um ano e poucas semanas da tomada de posse do PR JLO. Conta a partir de sexta-feira, em Luanda, com nova sede, inaugurada pelo patrono, Camarada Presidente Emérito Honorífico do GLORIOSO MPLA, o arquitecto da Paz, Eng° José Eduardo dos Santos, que vai proporcionar um novo impulso no desenvolvimento de acções, de forma a beneficiar crescentes necessidades da sociedade. Camarada Presidente Emérito Honorífico do GLORIOSO MPLA Eng°José Eduardo dos Santos referiu que a FESA propõe-se atingir novos objectivos, que visam essencialmente na inclusão social, na qualificação técnica e científica da juventude, como modesto contributo para o desenvolvimento económico e social do país.

Garantiu que irão continuar a dar apoio a criança e a juventude em particular, tendo em conta não só a sua vulnerabilidade, como também o impacto que a sua formação tem para o futuro do país e especialmente a criança deficiente de famílias com menos recursos.Enfatizou ainda que vai incrementar acções de cooperação com os Ministérios da Educação, no domínio da erradicação do analfabetismo, da Agricultura para o combate à fome e à pobreza, devendo também incrementar acções na área da formação técnico-profissional e ensino superior, dando atenção ao apoio a investigação e pesquisa científica aos inventores angolanos, que têm conquistado vários prémios a nível internacional.

A FESA, como todas as fundações, é uma instituição interna chamado terceiro sector ou sector não lucrativo e pretende resolver problemas que no dia-a-dia se colocam aos cidadãos, cuja satisfação é determinante para o bem-estar social, procurando ajudar o próximo e dar o seu contributo para tornar a sociedade mais justa e equilibrada. Durante o acto, o patrono da FESA descerrou o busto, seguida de uma visita guiada as novas instalações, onde foi exibido um documentário sobre as reflexões da cultura nacional e as actividades realizadas ao longo dos 22 anos de existência ao serviço das comunidades. Por sua vez, o director-geral da FESA, João de Deus, disse que com a inauguração do edifício significa que há melhores condições de trabalho para os curadores e todos os funcionários em prol da sociedade. A ocasião foi igualmente aproveitada para a tomada de posse do conselho de curadores da instituição.

A FESA foi fundada a 29 de Março de 1996, com propósito de promover a solidariedade em benefício da população mais vulnerável, sobretudo ao apoio a criança, educação, saúde e a ciência e pesquisa, cultura, desporto e ajuda humanitária. Bem-Haja Camarada Presidente Emérito Honorífico do GLORIOSO MPLA Eng°José Eduardo dos Santos. Assim, ele é chamado pelos homens dos milhões não se combate e que tentar perde logo.

Depois de observar e ver a inauguração, fui a busca da palavra a “introspecção” é uma prática muito construtiva, quando não é empregada para pensar obsessivamente em suas debilidades a ponto de mergulhar numa depressão ou em sentimentos de culpabilidade tão intensos que lhe levem a se odiar. Isso implicaria em abuso e um emprego errôneo da autoanálise. O fato de se concentrar em seus defeitos lhe impede de alcançar o que você deseja, porque quanto mais você se identifica com eles, mais poderosos se tornarão. Você não é as suas imperfeições; você é a alma sempre perfeita.

O propósito da “introspecção” consiste em lhe ajudar a reconhecer, sem paixão, as deficiências da personalidade que escondem sua divindade inata, a fim de que você possa superá-las. Se você tem uma debilidade ou um problema de conduta, não necessita contar para todo mundo. Mas faça algo para corrigi-lo. Analise-se com sinceridade e comece a aperfeiçoar o que considera pouco agradável em você. Esta é a forma correta de praticar a introspecção.

Não se preocupe com os pecados que você acredita haver cometido no passado, pois agora não fazem parte de seu ser. Este é um princípio sobre o qual Paramahansa Yogananda frisava muito. Corrija-se e, depois, tudo aquilo que foi mal feito já não lhe pertencerá; sendo assim, esqueça-o. Cristo disse a muitas pessoas que Deus lhes havia perdoado, mas a cada uma lhe advertiu: “Não peques mais”, ou seja, não repita o erro. Agarre-se ao pensamento de que seu passado foi perdoado e aprenda a se querer bem. O fato de se gostar, tal como você é, nada tem a ver com o ego; significa apenas aceitar-se tal como Deus lhe aceita. Vem a razão de “EX-PR JES CONSEGUIU SAIR DA CENA E VOLTOU NOVAMENTE EM PESO”.

Leave a Reply