Ex-governador da Lunda-Sul Ernesto Kiteculo detido na comarca de Viana por suspeita de crime de peculato

Compartilhe

Ernesto Kiteculo, ex-governador da Lunda Sul, que dirigiu a província entre Outubro de 2017 e Setembro de 2018, foi detido, nesta quarta-feira (16), pela Procuradoria-Geral da República (PGR), por suspeita de crimes que incluem o peculato.

Rádio Angola

Segundo fontes da Rádio Nacional de Angola (RNA), Ernesto Kiteculo é acusado de cometer esses crimes enquanto vice-governador para o sector económico e produtivo da província do Kuando-Kubango, de 2012 a 2017.

Dois anos após ser acusado de ter cometido os crimes de peculato e desvio de fundos do Estado, enquanto vice-governador para a área económica e produtiva da província do Kuando-Cubango, Ernesto Kiteculo, foi na manhã quarta-feira, 16, ouvido pela Direcção Nacional de Investigação e Acção Penal (DNIAP), órgão adstrito à Procuradoria-Geral da República (PGR) e encontra-se detido na comarca de Viana.

A acusação, de acordo com fontes, resulta de uma investigação exaustiva feita à gestão de Higino Carneiro enquanto governador do Kuando-Kubango e Luanda.

A investigação da PGR indicou fortes indícios de Ernesto Kiteculo estar envolvido no desvio de fundos e bens que prejudicaram o Estado em milhões de dólares norte-americanos.

Exonerado em Setembro de 2018 do cargo de governador provincial da Lunda-Sul, Ernesto Kiteculo, constitui no primeiro ex-governador detido no quadro das investigações de combate à corrupção, peculato e associação de malfeitores, levadas a cabo um pouco por todo o país pela Procuradoria-Geral da República.

No interrogatório desta quarta-feira, Kiteculo foi ouvido durante oito horas na Direcção Nacional de Investigação e Acção Penal (DNIAP), pela procuradora Marisa Gonçalves, antes de ser encaminhado para a cadeia de Viana.

Leave a Reply