ESTUDANTES NO LUBANGO DESMAIAM DURANTE O BAPTISMO

Compartilhe

Mais de 64 estudantes do colégio Esperança desmaiaram nesta sexta-feira, 06 de Abril, na província da Huíla, município do Lubango, no pavilhão gimno-desportivo do Benfica, quando estavam concentrados para a cerimónia de baptismo de caloiros.

Texto de Mensageiro Andrade

Segundo informaram estudantes do colégio, um gás tóxico não identificado foi colocado por jovens desconhecidos.  Alguns membros da associação dos estudantes disseram que antes da cerimónia começar três indivíduos apresentaram-se como membros da associação dos estudantes vestidos de uniformes iguais aos dos organizadores.

Poucos minutos depois do início da cerimónia, e ainda antes de terem sido baptizados dez estudantes, os estudantes contam que os jovens vistos como suspeitos tiraram o gás e colocaram dentro do pavilhão onde estava a decorrer a actividade e colocaram-se em fuga.

Instalou-se uma agitação e um dos professores que estava na cerimónia disse aos alunos para colocarem as camisolas que tinham vestidas na boca como mecanismo de atenuante ao gás. Entretanto já algumas pessoas caiam ao chão. Outros estudantes socorriam os que estavam imóveis.

Alguns estudantes que conseguiram afastar-se do recinto escolar avistaram alguém que acreditavam ser um dos jovens que colocou o gás tóxico. Foram atrás dele com intenção de apedrejá-lo e outros mesmo com o propósito de matar. Diziam: “Vamos mesmo lhe matar porque ele quis nos matar todos, e isso não aconteceu graças a intervenção de algumas pessoas”.

Mas não alcançaram o jovem e muito menos conseguiram confirmar se o individuo era mesmo um dos responsáveis por aquele acontecimento. Porém, sabemos que foi detido um jovem por suspeita de fazer parte do grupo que colocou o gás tóxico.

Membro da associação dos estudantes informou que um dos suspeitos pelo acto é também estudante do mesmo colégio. O estudante desconfia que “talvez tenha sido também estudantes de outras escolas que contaram com ajuda de um estudante do colégio Esperança”, acrescentando: “há anos que o colégio Esperança tem sido um incómodo para as outras escolas, porque as actividades que organizamos nos últimos anos têm sido as melhores do Lubango, por isso pode ser que também tenha sido inveja”.

Dentre os que desmaiaram, as alunas contabilizam o maior número. Foram todos encaminhados ao hospital central do Lubango. Sabemos que algumas estão já em fase de recuperação, queixando-se de fortes dores de cabeça. Os encarregados de educação que acorreram ao local temem que o mesmo venha a acontecer.

Leave a Reply