Ernesto Muangala acusado de encerrar Rádio Cuango por tocar música revolucionária

Compartilhe

O governador da Lunda-Norte, Ernesto Muangala está a ser acusado de ter orientado o encerramento das instalações da Rádio Cuango inaugurada em Julho de 2014, por ter tocado nas suas emissões a música do rapper angolano “Brigadeiro 10 Pacotes” intitulada “Sai Satanás”, cujo conteúdo da letra lança “duras críticas” à governação do MPLA e ao então Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

“Foi este o grande motivo que fez com que o senhor governador mandasse fechar definitivamente a rádio”, disse uma fonte familiarizada com o processo.

De acordo com O Decreto, o estúdio da Rádio Cuango foi construído e montado o equipamento na vila diamantífera de Cafunfo, em que a emissão do sinal durou apenas sete meses. Segundo uma fonte da Administração Municipal do Cuango que preferiu o anonimato, a ordem para o encerramento da estação partiu do governador Muangala.

A Rádio Cuango funcionava das 7h00 às 23 horas e os trabalhadores recebiam um valor de mil kwanzas para a alimentação diária.

A fonte deste portal revelou que, várias vezes os agentes da polícia que asseguravam as instalações da emissora “passavam à fome, ou seja, não tinham direito ao pequeno almoço, e o almoço”.

A população do município do Cuango, província da Lunda-Norte diz-se preocupada com o encerramento das emissões da Rádio Cuango há mais de cinco anos e acusam o governador local de ser o responsável pela não reabertura dos estúdios da emissora estatal do grupo Rádio Nacional de Angola (RNA).

De acordo com os habitantes do município do Cuango, há vários anos que estão privados do sinal da rádio pública, pois, a estação que resultou da campanha eleitoral de 2008 foi inaugurada a 30 de Julho de 2014 e tendo funcionado apenas um período de sete meses.

A população do Cuango e Cafunfo sente-se isolada do resto da província, porquanto, “não conseguimos estar actualizados sobre o que se passa na Lunda-Norte e no resto do país, por intermédio de programas da rádio”, disse ao O Decreto um dos moradores arredores da sede do município do Cuango, pelo que “exige a reabertura da Rádio Cuango”.

Exigem ao mesmo tempo a exoneração de Ernesto Muangala, por considerarem que “é um gestor incompetente que nada faz para resolver os principais problemas das populações da Lunda-Norte”.

“Se o município do Cuango não se desenvolve, a culpa é do Governador, pois é o autor pela degradação social desta população”, disse Muamuixi Sanguali.

O Decreto tentou o contacto com o director provincial da comunicação social, mas nada resultou.

Leave a Reply