“ERCA TEM SIDO NOTÍCIA DE PRIMEIRA PÁGINA MAIS PELA NATUREZA DOS SEUS CONFLITOS INTERNOS”

Compartilhe

Sindicato dos Jornalistas Angolanos

(Nota de Imprensa)

Mais de um ano depois mais da sua criação, é com alguma preocupação fundamentada que o Sindicato dos Jornalistas Angolanos tem estado a acompanhar o desempenho da Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERCA).

Em causa estão os incidentes que têm marcado o relacionamento entre os seus membros, mas sobretudo a sua notória ausência do espaço mediático onde era suposto que a mesma concentrasse as suas atenções ao abrigo das suas principais atribuições e competências legais.

Entre outras, destaca-se a competência de velar pelo respeito dos princípios e normas legais aplicáveis aos órgãos de comunicação social, nomeadamente em matéria de rigor informativo e de protecção dos direitos, liberdades e garantias consagrados na Constituição.

A ERCA tem ainda a competência de apreciar, por iniciativa própria, ou mediante queixa dos interessados os comportamentos susceptíveis de configurar violação de quaisquer normas legais e regulamentares aplicáveis aos órgãos de comunicação social, adoptando as providências adequadas.

No entanto, a ERCA tem sido notícia de primeira página e tema de diferentes e nada elogiosos comentários nas redes sociais, mais pela natureza dos seus conflitos internos, do que pela essência da sua actividade como órgão regulador da comunicação social, onde praticamente e até agora se tem destacado por um ensurdecedor silêncio, muito difícil de entender.

O Sindicato dos Jornalistas Angolanos augura neste inicio de ano, que a ERCA seja mais actuante no espaço mediático de acordo com as suas atribuições e competências, ao mesmo tempo que aguarda com a maior ansiedade a convocação da Assembleia de Jornalistas que vai eleger a futura Comissão da Carteira e Ética, após todo o trabalho de casa já realizado pelas associações representativas da classe, na sequência da reunião realizada com a ERCA o ano passado e que despoletou o actual processo.

Luanda aos 15 de Janeiro de 2019

O Secretário-Geral do SJA
Teixeira Cândido

Leave a Reply