Em Luanda: Taxistas avaliam primeiro ano de governação do Presidente João Lourenço

Compartilhe

O Presidente da República, João Lourenço, 63 anos, completa nesta quarta-feira, 26 de Setembro, primeiro ano desde que assumiu a liderança do país, depois das eleições gerais de 23 de Agosto de 2017. Alguns taxistas ouvidos pela reportagem da Rádio Angola, dizem-se satisfeito com à nova dinâmica que o país está a seguir com o consulado do novo Chefe de Estado e Comandante em Chefe das Forças Armadas Angolanas.

Hossi Sanjamba

Fonte: Rádio Angola

Várias são as análises que têm sido feitas em torno do primeiro ano de João Lourenço na gestão do país, desde as questões políticas, sociais, económicos e culturais, mas nesta matéria, a nossa atenção está focada às questões sociais, ou seja, aquilo que liga directamente à vida das populações.

Ao que consta, João Lourenço fez muitas mudanças, que em dado momento, têm sido visto como esvaziar à acção, ou seja, o papel da oposição política angolana, as exonerações e nomeações que tem efectuado, o endurecer da política de combate à corrupção, como também o seu suposto “populismo” perante ao novo olhar sobre governar os angolanos na época digital e amadurecimento político dos “Cidadãos Eleitores”, que procuram a todo custo entender a forma como estarão a ser conduzido.

A crise que castiga os angolanos e a redução do poder de compra destes, leva com que, a população questione mais e envolva-se mais nos assuntos públicos, foi por este motivo que procuramos ouvir um segmento da sociedade, no caso os “Taxistas” para entender o seu dia-a-dia, passado um ano, desde à tomada de posse de João Lourenço como Titular do Poder Executivo, saber o que terá mudado na sua atividade profissional com a “era Lourenço” e se a relação com o trânsito e as famosas “gasosas” terão sido reduzidos de escalão, tal como se apregoa nos discursos a impunidade.

Moisés Bumba, 26 anos, é taxista que faz a rota Kikolo ao São Paulo, diz que este um ano de João Lourenço nota-se uma ligeira mudança na relação entre a classe dos taxistas e os policiais de trânsito que já não têm sido abusivos nas suas práticas quando estão perante uma suposta inflacção do condutor de Hiace, o mesmo não deixou de enfatizar os aspectos pessoas do Presidente pelas multiplas exonerações e nomeações que tem feito para o bem do país.

Já Adão Francisco, 30 anos, taxista que faz a rota São Paulo/Kassequel e vice-versa, assinalou a nossa reportagem que tem havido um ligeiro melhoramento em alguns pontos da cidade nesta relação entre a polícia de trânsito e os seus colegas de profissão, tendo este mencionado as zonas como a Maianga, Ingombotas e outros Distritos Urbanos a situação teve o seu melhormente.

O taxista afirmou esta mudança, só foi possível por ter sido feito uma mudança dos antigos para os novos agentes de transito, “coisa que não acontece no Distrito Urbano do Sambizanga, propriamente agentes afectos a 9ª Esquadra da Polícia do Sambizanga que tem os mesmos vícios e comportamento de estar atrás dos taxistas”.

O cidadão que faz o trabalho de táxi há sete anos, sublinha com preocupação que, na zona do Sambizanga, os agentes reguladores de trânsito “continuam com os vícios de sempre, não se adaptando à nova realidade que o país está a tomar”, pelo que, sugere mesmo a substituição dos agentes reguladores, bem como a exoneração do comandante da 9ª Esquadra da Polícia do Sambizanga.

Já, o taxista Zé, 42 anos, que faz a rota Cuca São Paulo, intercalando em algumas vezes ao Golfe II, disse à Rádio Angola que está à apreciar a postura do Presidente João Lourenço, porque segundo ele, as pessoas estão a viver menos sufocadas, têm mais liberdade de se expressar, o que para ele, “o antigo Presidente da República, José Eduardo dos Santos foi malandro com os angolanos”.

Zé, não escondeu a sua simpatia ao Presidente da República e também do MPLA, tendo este afirmado que, com a sua idade já viu muita coisa e que o que o actual presidente está a fazer é uma demonstração de vontade para melhorar a vida dos angolanos.

José Mwekalia, mais conhecido como “Duplex”, tem 25 anos, natural da província do Huambo, descreveu que, nos últimos doze meses, os focos de “gasosa” que  supostamente tem sido prática de muitos agentes da Polícia Nacional, terá diminuído.

“Duplex” que faz parte Associação Nova Aliança dos Taxistas de Angola (ANATA), fez saber ainda que, a sua agremiação tem levado a cabo, várias campanhas de sensibilização em diversas paragens da capital do país, na educação cívica aos peões e a sua segurança na travessia das estradas com vista a se evitar atropelamentos.

O jovem que há dez anos exerce à actividade de táxi, em Luanda, não deixou de olhar para o bom desempenho do primeiro ano de governação de João Lourenço. José Mwekalia “Duplex” pensa que o país regista melhorias nas liberdades e respeito pelas pessoas, mas reconhece que ainda há muito por se fazer, pelo que disse estar ciente de que, os próximos quatro anos, o chefe de estado tudo fará para melhorar a condição social dos angolanos.

A maioria dos entrevistados pela nossa reportagem, desejaram empenho e felicidades ao Presidente da República, João Lourenço na resolução dos principais problemas que os angolanos enfrentam, e esperam que, para além de exonerações, as dificuldades de água, luz, saneamento básico e emprego tenham solução.

Leave a Reply