EM CAFUNFO: VIATURA DA POLÍCIA TRANSFORMADA E COLOCADA AO SERVIÇO DA EMPRESA DE SEGURANÇA PRIVADA

Compartilhe

Uma viatura da Polícia Nacional de marca Land-Cruzer com matrícula LD-07-48-EL, atribuída em 2013 pelo Estado Angolano à 2ª Esquadra do Sector de Cafunfo do Comando Municipal do Cuango, província da Lunda-Norte, foi supostamente colocada ao serviço de uma empresa de privada de segurança denominada “Mosquitos” pertencente a um suposto oficial da corporação.

Texto de Jordan Muacabinza

Segundo apurou a Rádio Angola de uma fonte da polícia da 2ª Esquadra de Cafunfo que em anonimato, a instituição está neste momento sem nenhuma viatura para facilitar o trabalho de patrulhamento dos agentes para manutenção da ordem e tranquilidade públicas, pois a única viatura que se encontrava ao serviço da unidade policial há muito que foi posta ao serviço da empresa privada de segurança “Mosquitos”.

A fonte da Rádio Angola descreve que, a viatura em causa foi atribuída à referida esquadra policial em 2013 para serviços de patrulheiros, mas segundo a fonte, “dada às várias ordens no comando e falta de comandantes sérios em controlar os bens do estado localmente, a esquadra ficou sem meio de transporte”.

“A única viatura que a esquadra tinha, por orientação superior de uma alta patente da polícia, ofereceu para prestar serviços de segurança privada à empresa “Mesquita”. De acordou com a denuncia, a empresa de segurança privada é alegadamente dirigida pelo 1º sub-chefe e chefe da secção municipal da brigada escolar do comando municipal do Cuango. “Para disfarçar, a mesma foi trocada de cor original, com a chapa de matrícula LD-07-48-EL”, disse a fonte.

“A viatura sofreu transformação ao ser pintada com uma cor azul escura para as pessoas não darem em conta da mesma. Eliminaram a verdadeira cor vinda da fábrica”, acrescentou a fonte tal como ilustra a imagem do texto.

A Rádio Angola sabe que a empresa “Mosquitos”, dedica-se ao serviço de protecção de “casas de compra de diamantes, lojas e cooperativas mineiras, o que se presume que a empresa tem estado a prestar serviços de segurança privada em nome da polícia nacional, razão pela qual, acreditam as fontes da RA, faz com que os comandantes a deixem que o património do Estado fosse entregue à empresa de segurança Mosquitos, pelo que pedimos que a PGR promova uma investigação para apurar a veracidade dos factos”.

Em Abril último, num encontro alargado que decorreu a porta fechada com o Governador Provincial da Lunda-Norte, Ernesto Muangal, a juventude do Cuango apresentou a preocupação ao titular do executivo da província sobre a viatura da polícia que foi “transformada” e alegadamente colocada ao serviço da “Mosquitos”, até ao momento a população diz que “não há nenhuma reacção”.

“A viatura da polícia é do Estado, por isso, não pode ser abatida e beneficiar um camarada, senão faz crer que o Ministério do Interior é propriedade de alguém que só determina em abater meios de Estado de forma que quiserem”, disseram alguns agentes da corporação que solicitaram o anonimato, para quem a polícia tem de ter meios de transporte, pelo que este assunto da viatura tem de ser resolvido para que se determine “quem é que de facto ofereceu a mesma para prestar serviços de segurança privada, uma vez que a mesma empresa de segurança privada, não pertencem ao ramo do MININT”, revelaram.

AR apurou ainda que, os agentes de protecção civil e bombeiros no sector de Cafunfo, município do Cuango trabalham sem meios de transporte, a “única viatura caracassa que só pega aos empurrões, circula com muitas dificuldades nas suas intervenções”.

Os populares afirmam que para intervir em casos de imergências como incêndios, tem sido muito complicado e contam que “há cinco dias para cá, um morador perdeu um filho e todos os bens devido à falta de meios por parte dos agentes para a extinção das chamas”.

A Rádio Angola tudo fez para contactar o Comando Municipal da Polícia Nacional do Cuango, sem sucesso.

Leave a Reply