EM CACUACO: CIDADÃOS DEBATEM AUTARQUIAS LOCAIS EM ÁFRICA

Compartilhe

O debate teve lugar ontem, 10 de Junho, no Bar da Música, Nova Urbanização do município mais a norte da cidade de Luanda, numa iniciativa da organização AGIR, sedeada naquela municipalidade, constituída por jovens e que existe há quatro meses.

Texto de Simão Hossi

Fernando Sakwayela Gomes, presidente da organização AGIR, chamado a dissertar o tema em questão, fez uma viagem sobre as experiências dos países africanos que já implementaram as autarquias nos seus países.

O evento teve uma participação surpreendente, marcado pela presença de moradores ávidos por entenderem o que será a implantação do poder autárquico que se vai realizar em 2020, segundo o Conselho Presidencial da República de Angola.

Davide Sambongo, secretário-geral e porta-voz do projecto, diz que este é a quarta edição dos debates e perspectiva ter edições em espaços maior como o centro cultural de Cacuaco que pode albergar mais jovens interessados.

Paulino Kambambe David, morador do bairro da Cerâmica, disse que a palestra o ajudou a entender e ter mais esclarecimentos sobre a questão das candidaturas dos autarcas. Já Ruth Francisco, que veio do município de Viana, afirmou ser salutar ver jovens nos municípios preocupados em elucidar os outros jovens. Disse ainda que foi ao evento com o propósito de adquirir experiências de forma a desenvolver o mesmo em Viana, onde é residente.

Leave a Reply