Em Angola, existe apenas “diversificação dos negócios dos oligopólios”, afirma o acadêmico Nelson Domingos António

Compartilhe

nelson-domingosRádio Angola (RA): Tivemos o privilégio de entrevistar Nelson Domingos António, professor Universitário para abordar sobre a realidade social, política e econômica em Angola.

 RA – Gostaríamos de saber qual é a sua opinião, a sua leitura da situação político-económica de Angola?

 Nelson António – Bem, a começar pela situação económica, não é muito boa. Podemos até considera-la como crítica, tendo em conta que, em 2014 o nosso Produto Interno Bruto (PIB) oscilava em torno de 4,8%. Em 2015 o nosso PIB caiu para 2,8%. Dados do Fundo Monetário Internacional (FMI) apontam que  para 2016 Angola não teria crescimento algum, ou seja, teria um crescimento zero. Acresce-se a isto, uma inflação que já ronda os 40%, com o aumento meteórico dos preços dos alimentos, dos medicamentos, do combustível, dos serviços de telefonia – que por sinal este aumento começou a vigorar hoje (01-11-2016) -, o aumento da Internet e também vai se dar aos serviços de TV a cabo. Há um projecto de aumento progressivo de impostos, como o imposto sobre valor acrescentado (IVA), bem como um seguro obrigatório no âmbito das centralidades.

Leia mais: http://www.friendsofangola.org/single-post/2016/11/06/Em-Angola-existe-apenas-diversificação-dos-negócios-oligopólios-afirma-o-acadêmico-Nelson-Domingos-António

 Perguntas e sugestões podem ser enviadas para [email protected]. A Rádio Angola – uma rádio sem fronteiras – é um dos projectos da Friends of Angola, onde as suas opiniões e sugestões são validas e respeitadas.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply