Efectivos das FAA e Polícia Nacional obrigados a limpar ruas de Cafunfo para receber visita do Governador Ernesto Muangala

Compartilhe

Dezenas de agentes das Forças Armadas Angolanas (FAA), Polícia Nacional (PN), Serviço de Investigação Criminal (SIC) e antigos homens da Defesa Civil militares, foram mobilizados e “obrigados” a fazer a limpeza das ruas de Cafunfo, devido à visita de Ernesto Muangala, governador da Lunda-Norte, que durante 24 horas, trabalhou na vila de Cafunfo, município do Cuango.

Jordan Muacabinza | Cafunfo

A população local entende que, os órgãos de defesa e segurança nacional “não são um instrumento de qualquer administração para serem submetidos ao tratamento do lixo ou varrer as ruas, uma vez que na vila de Cafunfo já tem uma equipa de saneamento básico”, disse um dos munícipes.

Fontes da Rádio Angola apontaram que a “orientação superior” determinou “fundamentalmente dar maior atenção à rua que dá acesso ao comité do MPLA, em Cafunfo, onde os efectivos das FAA e PN, empenhamram-se ao máximo para manter o local limpo, tal como as autoridades recomendaram.

Perto do comité do partido dos “camaradas”, segundo os populares, “há amontoados de lixo que nunca foram removidos”, facto que para eles “torna-se inconcebível a recolha do tal lixo e limpeza das ruas por parte dos agentes da polícia e das FAA, tudo porque o governador da Lunda-Norte, Ernesto Muangala vai visitar o Cafunfo”.

De acordo com os munícipes, em todas as administrações provinciais, assim como os respectivos municípios, recebem verbas para as questões de limpeza e saneamento básico, pelo que “não entendem o comportamento da administração municipal do Cuango, que está a obrigar as forças da ordem a limpar as ruas”.

Oposição crítica postura do MPLA

O Adolfo Cajinga, ouvido por este portal disse que “se fosse o comandante das Forcas Armadas Angolanas bem como da Polícia Nacional, não aceitaria “este tipo de pedido suborno e, chegar ao ponto de obrigar exército angolano a limpar o lixo que anda ai há bastante tempo que muito bem seria limpado pelos funcionários das empresas de recolha de lixo e saneamento básico da vila de Cafunfo”.

Dentre as vozes que contestam igualmente tal medida das autoridades locais, consta a do político do PRS, Costa Muacabalo, porta-voz dos renovadores sociais para quem “é inadmissível um exercito angolano ser submetido a fazer limpeza defronte à sede do MPLA” e referiu que “na governação da sua formação política, não haverá obrigação destas forças a partidárias a fazer este tipo de trabalho”.

Por sua vez, o maior partido na oposição condenou a acção do maioritário, pois considera que a limpeza do perímetro de um comité de um partido político “deve ser da responsabilidade dos seus militantes”.

Para Alberto Cassule, secretário-adjunto da UNITA no Cuango, a administração “tem órgãos e funcionários próprios encarregues para essas actividades, pelo que cabe os gestores implementar um calendário para realização de campanhas conjuntas com militantes e não obrigar o exercito e a polícia, isso é bizarro”, disse o secretário do galo negro em Cafunfo.

Reacção do MPLA

O partido no poder reage de forma diferente às denúncias da população e da oposição. Ouvido pela Rádio Angola, o 2º secretário do MPLA no Cuango, António João Paulo Sueno, disse que o seu partido é que “está a governar o país, pelo que todos os órgãos de defesa e segurança (polícias e militares), pertencem ao MPLA, por isso, dependem do MPLA e é um dever destes fazerem campanha”, afirmou.

O político dos “camaradas” considerou, no entanto que, na campanha de limpeza das ruas de Cafunfo realizada nos últimos dias antes da chegada do governador Ernesto Muangala, a sua estrutura partidária “não convidou ninguém à participar para campanha ao acto”.

Ernesto Muangala nega ter dado qualquer orientação para a limpeza das ruas

Governador da província da Lunda-Norte, Ernesto Muangala considerou “falso e sem fundamento” as denúncias avançadas pelos moradores do sector de Cafunfo, no município do Cuango, que dão conta que os afectivos das FAA, PN e SIC, foram “forçados” a limpar as ruas da vila rica em diamantes, momentos antes de receber a visita de Muangala.

Reagindo à notícia publicada pelo O Decreto, Ernesto Muangala, que governa a província da Lunda-Norte há mais de 12 anos, disse que se deslocou em visita de trabalho ao município do Cuango, na condição de 1º Secretário Provincial do MPLA “e não como governador”.

Leave a Reply