ÉBOLA NA RDC: ORGANIZAÇÃO MUNIDIAL DA SAÚDE ALERTA PARA RISCO DE CASOS EM ANGOLA

Compartilhe

A Organização Mundial de Sáude (OMS) avisou nesta quinta-feira a Angola para dar uma resposta a casos de caso de Ébola nas zonas fronteiriças da República Democrática do Congo (RDC), depois de ter sido declarada o Estado de Emergência Internacional no país vizinho.

“Temos que estar sujeitos por alertas, mas é preciso ter cuidado para que não se registrem casos de contaminação”, disse à Lusa o representante da Organização Mundial da Saúde. (OMS) em Angola, Hernando Agudelo.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou na quarta-feira o estado de Emergência Internacional na República Democrática do Congo (RDCongo) depois da reunião do Comité de Emergência para avaliar a epidemia do Ébola que já provocou 1.676 mortos, Registrar 12 novos casos a cada dia.

A notícia foi divulgada através da pesquisa no Twitter e é apresentada como uma expansão da doença como base para esta decisão. “Não é de direito internacional, mas sim de ajudar as pessoas a isolar o país, afirmou Tedros, após uma reunião do Comitê de Emergência para declarar uma Emergência de Saúde Pública”. de Âmbito Internacional (ESPI).

Segundo Hernando Agudelo, o Governo de Angola, que partilha uma extensa fronteira com uma RDC, já elaborou um Plano Nacional de Contingência que identificou os diferentes pilares de uma resposta eventual ao surto. “O governo (angolano) está preparado, tem algumas ações que ainda têm e estão trabalhando no sentido”, frisou, referindo que uma organização apoia como autoridades angolanas com “treinamentos para reconhecer uma doença”.

“Fez um treinamento de nível das províncias fronteiriças com um RDC para, primeiro, estar em alerta para que não fosse um caso de saúde sem dar conta e outras ações”, explicou. Tedros que são as restrições de viagens ou de negócios “não serve como qualquer utilidade útil”, destacando-se já 75 milhões de despistes do Ébola em cruzamentos fronteiriços.

O Comité de Emergência enfatizou, por outro lado, a importância do apoio à OMS e outros parceiros nacionais e internacionais na RDC para uma “implementação efectiva e sinalativa da resposta à Ébola”. Esta é uma tradução para o ano de 2011, o que foi declarado o resultado, a 1 de agosto de 2018. Going, a cidade mais povoada, com dois Mais de 20.000 quilómetros da fronteira com a rede, o que aumenta o risco de uma propagação da epidemia.

Leave a Reply