DIRECTOR ADMINISTRATIVO DO HOSPITAL DA MATALA PRESO POR TENTATIVA DE SUBORNO

Compartilhe

Marcolino Bongo, director administrativo do hospital municipal da Matala denominado Nazário Vital, foi detido no dia 20, terça-feira, às 15horas, por tentar subornar um agente do Serviço de Investigação Criminal (SIC) na Matala, província da Huíla.

Texto de Rádio Angola

O director viu-se confrontado pelo investigador quando fazia perguntas sobre desvios de fundos do hospital municipal, e foi nesse momento que tentou subornar o agente com um milhão de Kwanzas para que parasse de investigar o caso.

Entre os prejudicados pelos desvios de dinheiro do hospital estão os mais de 50 técnicos de saúde que há mais de 20 anos trabalham sem contratos e que estão há cinco anos sem salários, como a Rádio Angola noticiou exactamente no dia da detenção do director administrativo.

Também foram desviadas as verbas destinadas à compra de medicamentos e equipamentos para o hospital. Segundo funcionários do hospital, Marcolino Bongo tem roubado e prejudicado os munícipes e funcionários há bastante. Para o enfermeiro Bernardo Aurélio, o administrador municipal Miguel Paiva deve também ser chamado a responder se sabia da situação.

Marcolino Bongo é estudante de gestão na universidade Independente do Lubango e técnico médio de enfermagem. É sócio da farmácia Real localizado ao lado da repartição municipal da Saúde e, segundo outras fontes, tem outros empreendimentos na cidade do Lubango.

Leave a Reply