DIRECÇÃO ESCOLAR RECUSA ENTREGAR CERTIFICADO DE EX-ESTUDANTE

Compartilhe

A direcção da escola 11 de Novembro, localizada no bairro Sinai, município do Luena, província do Moxico, é acusada de recusar entregar o certificado de conclusão do ensino médio pelo cidadão e activista local Nelson Mucazo Euclides, que solicitou o documento em Junho de 2018.

Texto de Rádio Angola

Segundo o jovem, em 2014 teve de entregar o certificado original que tinha à delegação provincial da Educação para concorrer ao concurso público do sector, mas sem aprovação. O certificado e demais documentos originais entregues não foram devolvidos, pelo que o jovem ficou sem o comprovativo de que concluiu o ensino médio em 2012 na escola 11 de Novembro.

Estudante universitário, Nelson Mucazo está a terminar o curso de Direito no Instituto Superior de Ciências de Administração e Humanas (ISCAH), em Luanda. Pretende agora se inscrever noutro curso, Português, desta vez tentando uma das cinco mil vagas da Universidade Agostinho Neto. Para tal precisa do certificado do ensino médio.

Nelson Mucazo não tem dúvidas de que a direcção da escola está a agir de má-fé porque a entrega do certificado mediante requerimento é um procedimento normal, ainda mais depois de ter feito o pagamento de dois mil Kwanzas cobrados pela instituição.

Sempre que volta à escola lhe é dito que as impressoras não têm tinta para imprimir o certificado. Tem a certeza que é uma forma de extorquir da direcção da escola, mas decidiu fazer outro requerimento, em Dezembro de 2018, e por isso pagou novamente dois mil. O director da escola, Moisés Jeremias Samosse, garantiu que o documento será entregue rapidamente, mas já passa um mês desde a promessa.

Enquanto a escola não entrega o certificado, o cidadão tenta também reaver os documentos deixados na delegação provincial da Educação no Moxico, e por isso requereu uma audiência ao director provincial do sector, Ricardo Raimundo, mas até ao momento sem resposta à solicitação.

Mucazo admite que está desesperado porque a fase de inscrições na UAN iniciaram no dia 2 deste mês e terminaram exactamente no dia 19.

Leave a Reply