Deputado Sampaio Mucanda exige ao governador do Namibe inquérito para apurar causas da morte da gestante no Centro Médico

Compartilhe

Peço ao Governador Provincial do Namibe Archer Mangueira e ao Director do Gabinete Provincial da Saúde a abertura de um inquérito sério no Centro de Saúde do bairro 5 de Abril pelo tratamento degradante, desumano, bárbaro, insensível e negligente a uma gestante que perdeu vida no dia 15 de Abril.

Rádio Angola

A desumanização nos serviços de saúde foram a razão da morte da gestante por hemorragia na hora de dar luz, causando deste modo revolta popular junto do referido centro.

Segundo os cidadãos que vivenciaram os factos, a senhora vendedora do mercado 5 de Abril em estado de gestação sentiu dores de parto e dirigiu-se a Centro Médico sito junto o mercado acima referido. Posto no Centro de Saúde os técnicos informaram à senhora que houve precipitação da parte da mesma, pois ainda não era o momento apropriado para dar luz e dispensaram-na mesmo sentindo muitas dores.

Os familiares levaram a senhora para sua casa, porém poucas horas depois a mesma deu luz em casa, mas com muita hemorragia. Assim sendo a família decidiu levá-la novamente ao Centro de Saúde, mas infelizmente já não teve a sorte de chegar ao centro de saúde, perdeu vida pelo caminho.

Não podemos aceitar de ânimo leve que as pessoas morram como que fossem galinhas sob olhar de alguns técnicos de saúde irresponsáveis, insensíveis, masoquistas que ganham salários através dos impostos que os cidadãos pagam ao Estado.

Várias vezes já denunciei a desumanização nos serviços de saúde daquele Centro de Saúde, do Banco de Urgência do hospital Ngola Kimbanda, do hospital Materno Infantil, etc.etc. mas infelizmente tanto o Governo Provincial do Namibe bem como o Gabinete Provincial da Saúde encaram o problema com leviandade. É muita incompetência junta…

Por isso mesmo peço ao Governador Provincial do Namibe Archer Mangueira e ao Director do Gabinete Provincial da Saúde a abertura de um inquérito sério no Centro de Saúde do bairro 5 de Abril para apurar a veracidade dos factos e responsabilizar civil e criminalmente os técnicos de saúde implicados no caso.

Chega de brincadeira nesta província!

À família enlutada os meus profundos sentimentos de pesar e que alma da nossa querida irmã descanse em paz!

Leave a Reply