Deputado Sampaio Mucanda critica “turismo governamental” de gestores do Namibe

Compartilhe

O desenvolvimento sustentável de qualquer província é directamente proporcional à visão estratégica, compromisso de servir às populações, competência e sentido patriótico do seu Governador Provincial.

Fonte: Rádio Angola

Por exemplo, na província da Huíla, dirigida por Luís Nunes, em particular na cidade do Lubango é visível a construção e requalificação das estradas, ou simplesmente obras de grande impacto social.

No que tange à província do Namibe pergunta-se: Que obras de grande impacto social que o Governador Archer Mangueira realizou ou está a realizar até aqui?

Você chega hoje na cidade do Lubango saindo do Namibe pensa que está a entrar noutra república, nem parece que Angola é um Estado unitário, que do mesmo Orçamento Geral do Estado aprovado pela Assembleia Nacional, o Governador Luís Nunes mostra trabalho na cidade do Lubango, pese embora Huíla não ser só Lubango, já o Governador Archer Mangueira até aqui nada demonstrou no diz respeito a construção e requalificação das estradas esburacadas quase todo canto da cidade de Moçâmedes e Tômbwa.

Os namibenses se questionam: Onde é que Luís Nunes tira tanto dinheiro para executar obras de grande impacto social para a cidade do Lubango, que Archer Mangueira, antigo Ministro das Finanças e actual Governador do Namibe não consegue também tirar para a construção e requalificação das estradas da cidade de Moçâmedes e Tômbwa? A tese de que Luís é empresário não colhe, porque quem financia aqueles projectos é o Estado através do OGE. Assim sendo a governação deve ser dinâmica, pragmática para a solução dos problemas das populações e não amorfa.

Anualmente aprova-se OGE uns demonstram trabalho que convencem as populações, outros se limitam em visitas de constatações em todos os anos, actividades que se confunde com turismo governamental. Por favor não me venham com justificações de pequenos projectos do PIIM, pois as verbas dos OGE não se circunscrevem única e exclusivamente nos pequenos projectos do PIIM.

Havia muita expectativa da parte dos namibenses, quando o Governador Archer Mangueira substituiu Carlos da Rocha Cruz “Caito”, outro também que estagnou a província do Namibe durante a sua governação, pois os cidadãos pensavam que tendo sido exonerado do cargo de Ministro das Finanças e pela proximidade, facilidade que tem de conversar com o Governo Central, seria um grande ganho para o Namibe, infelizmente hoje aquela expectativa quase transformou-se em desilusão. O Luís Nunes que nunca foi Administrador Municipal nem comunal mostra mais trabalho do que Archer Mangueira que foi Ministro das Finanças.

Enquanto o Governador Archer Mangueira não inverter a situação real actual da província com projectos de grande impacto social, não nos calaremos, doa a quem doer, pois dizia Martin Luther King: “Quem aceita o mal sem protestar, coopera com ele.” o mesmo autor defende ainda que: “Nossas vidas começam a terminar no dia em que permanecemos em silêncio sobre as coisas que importam”.

Leave a Reply