Crispiniano dos Santos pode ser “destituído” da liderança da JMPLA

Compartilhe

O actual primeiro Secretário Nacional da JMPLA, Crispiniano dos Santos está em “rota de colisão” com a maioria dos seus apoiantes dentro do partido no poder.

Segundo fontes no círculo do MPLA, ouvidos pelo O Decreto, até jovens que o apoiaram estão desiludidos com a sua “incompetência”. “Ele nem lê as orientações dadas pela direcção do partido, que manda fazer uma coisa, ele dorme e ao acordar vai fazer outras coisas, que não são da sua responsabilidade”, disse à fonte que pediu anonimato.

Eleito com 71,7% dos votos, Crispiniano dos Santos é o primeiro secretário nacional da JMPLA, eleito sem a intervenção da direcção do MPLA e apenas, pela vontade soberana nos jovens daquele partido.

A fonte do O Decreto refere que o jovem proveniente do Cunene rompeu com os seus apoiantes, pelo que, o ambiente vai sendo cada vez mais “nebuloso” para o jovem de 35 anos.

O primeiro secretário é acusado de estar a ser instrumentalizado pelo empresário Pinto Matamba, que é igualmente membro do Comité Nacional e Secretário para as Finanças do Secretariado da JMPLA, para representar determinados interesses naquela organização.

Entretanto, com orientações de Matamba, sustenta a fonte que temos vindo a citar, Crispiniano dos Santos vem se desligando de uma nata muito importante em Luanda, que esteve na forja da sua candidatura.

Sabe-se também que a direcção do MPLA ainda não “engoliu” o facto de Crispiniano ter sido eleito sem o “consentimento” da direcção, pelo que, poderá ser nomeado para um cargo governativo com vista a abandonar a posição de primeiro secretário, que segundo, os entendidos na matéria, o jovem da Huíla “não dá conta do recado”.

Crispiniano dos Santos é membro do Comité Central do MPLA e com a sua eleição para o cargo de Primeiro Secretário Nacional da juventude do partido que suporta o Governo, o jovem de 35 anos passou a ser também membro do secretariado do Bureau Político do MPLA.

Em 2009/2010, ocupou o cargo de secretário para informação do Conselho Provincial da Juventude (CPJ) na província do Cunene.

De 2010/2011, desempenhou as funções de secretário adjunto para Administração e Finanças do Conselho Provincial da Juventude do Cunene. O Secretário Nacional da JMPLA eleito no VIII Congresso Ordinário foi também, no período de 2011/2014, secretário-executivo do Conselho Provincial de Juventude do Cunene.

Foi chefe de secção de Administração, Finanças e Logística da Comissão Municipal Eleitoral do Kuanhama, província do Cunene.

Ainda assim, em Luanda, no círculo da JMPLA, Crispiniano já teve ruptura com muito dos seus apoiantes e muitos lhe tratam de “incompetente”, por não conseguir se impor num cenário de bastante complexidade.

“O jovem está perdido com as miúdas da (Jota)”, reforçou a fonte do Decreto.

Caso cumpra com o seu mandato, Crispiniano dos Santos, que substituiu no cargo Sérgio Luther Rescova Joaquim, agora Governador da Província do Uíge, vai permanecer na liderança da JMPLA até ao ano de 2024.

Nascido a 29 de março de 1985 no município de Ombadja, na província do Cunene, o líder da juventude do MPLA é licenciado em Ciências da Educação, na especialidade de Geografia, pelo Instituto Superior de Ciências da Educação do Lubango (ISCED-HUÍLA).

Leave a Reply