CRIANÇA FOI DEVORADA POR JACARÉ NO LUCALA

Compartilhe

Um menor de 12 anos foi devorado segunda-feira por um jacaré, no rio Lucala, nas imediações do bairro CTT, no Cuanza-Norte, quando em companhia de outras crianças tomava banho numa zona utilizada por muitos munícipes para várias actividades.

A informação foi avançada quinta-feira, em Ndalatando, pelo porta-voz do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB), Gonçalves Manuel, que disse que, no último caso do género, ocorrido no mesmo município, um adulto foi atacado por um réptil, deixando-o com lesões graves.

Deste modo, aconselhou os adolescentes e crianças a escolherem locais seguros quando utilizam os rios, como medida preventiva contra eventuais ataques de jacarés. “Os cidadãos devem ter mais cuidado na utilização dos rios Lucala e Kwanza e de lagoas, para tirar a água, tomar banho ou para outras necessidades, alertou.

Gonçalves Manuel adiantou  que  os jacarés representam sempre um perigo à vida das pessoas, facto que os cidadãos devem ter em conta quando vão aos rios em busca de água ou tomar banho.

Medidas de prevenção

O responsável lembrou que o Serviço de Protecção Civil e Bombeiros tem realizado actividades de sensibilização nas zonas balneares, nos municípios de Cambambe e Lucala, no sentido de acautelar os cidadãos sobre as medidas de prevenção contra afogamento e de ataques de jacarés.

O  porta-voz da corporação informou que, de 1 a 8 de Agosto, o Serviço de Protecção Civil e Bombeiros na província do Cuanza-Norte interveio  em nove ocorrências, mais quatro em comparação com o balanço da semana anterior. No rol de ocorrências estão dois acidentes de viação,  duas invasões de abelhas, incêndio, um ataque de jacaré, derrame de combustível e desfalecimento.

Quanto aos serviços de socorro, adiantou, durante o período em referência, foram realizados 19 salvamentos, consubstanciados em 12 acções de asseguramento a banhistas e eventos, cinco remoções de vítimas de acidentes de viação e duas dispersões de enxames de abelhas.

A extinção de um incêndio, uma assistência a uma aeronave, desassoreamento de dois riachos e resgate de cadáver foram outras das acções realizadas pelo Serviço de Protecção Civil e Bombeiros. No âmbito das acções profiláticas, de acordo com a fonte, foram realizadas diversas campanhas de sensibilização sobre as formas de prevenção e tratamento da cólera e de combate a incêndios.

O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros regista ainda défice de quartéis.

Fonte: JA

Leave a Reply