Conselho Nacional da Juventude mais dinâmica com Isaías Kalunga

Compartilhe

A Comissão Directiva do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), liderada pelo Membro do Conselho Económico e Social do Presidente da república, Isaías Kalunga, assinalou no domingo, 07, meio ano desde que entrou em funções, em substituição da anterior equipa chefiada por, Tingão Mateus, cujo prolongado consulado (quase 4 anos).

Por: Marcos Weunga

A ascensão de Kalunga à presidência do CNJ, projectou a organização a uma nova dinâmica, tornando-a hoje, mais visível nas aldeias, comunas, Municípios e províncias do país. Além de se ter transformado num “corpo presente” na sociedade angolana, em seis meses sob orientação de Isaías Kalunga, o CNJ, adoptou a necessária postura de, parceiro incontestável do governo no grande desafio de diversificar a economia, através do Programa Juvenil de Apoio a Produção Nacional (PROJAPRON), lançado em Outubro de 2020 e que, tem facilitado o aumento de postos de trabalho a juventude no sector da agricultura.

Conforme objectivos definidos pelo CNJ, o PROJAPRON que surgiu pela primeira vez no Bengo, é hoje uma realidade nas 18 províncias do país, fazendo da agricultura o “petróleo verde” rumo ao desenvolvimento. Os resultados animadores deste programa, são notórios nas grandes quantidades de ginguba e mandioca amplamente produzidos no Zaire, Mbanza Congo e Huambo, notas espelhadas num relatório de balanço a execução do referido programa.

O dinamismo do CNJ – na era Isaías Kalunga – permitiu também, nos meses transcorridos, o estreitamento de relações com parceiros sociais públicas e privadas, factos adiados por longos anos, em função da falta de capacidade visionária da anterior liderança. Com Isaías Kalunga, o CNJ, propôs-se assumir uma postura dialogante com as diferentes sensibilidades juvenis, o que viabilizou em Dezembro do ano passado, a realização do designado DIÁLOGO JUVENIL, no Centro de Convenções de Talatona que contou a prestigiada presença do Presidente da República, João Lourenço.

E, também sob liderança de Isaías Kalunga que, a Comissão Directiva do CNJ, promove nos próximos dias, as chamadas “Olimpíadas a Produção Nacional” que vai colocar em curso, as potencialidades agrícolas das diferentes regiões do país, contando com a força produtiva da juventude.

Isaías Kalunga que pretende fazer do CNJ uma marca de liderança exemplar, aprofundou, os laços de cooperação com organizações homólogas internacionais, tendo reunido em finais de Fevereiro, via MEET com os responsáveis do Fórum da Juventude da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

E para fechar a minha avaliação, o jovem IK inaugurou uma sala de trabalho totalmente equipada para as associações que não têm sede, poderem trabalhar a custo zero.

Os nossos parabéns ao Presidente da República João Lourenço, por ter nomeado o IK no CES.

Bem haja, o CNJ pelos seus primeiros 6 meses de mandato;

Bem haja Isaías Kalunga, que tem inspirado as novas lideranças associativas;

Leave a Reply