CONJUNTO ANGOLA 70 AGITA FORTALEZA SÃO MIGUEL COM SHOW AO VIVO

Compartilhe

O Conjunto Angola 70 actuou na Fortaleza São Miguel num show ao vivo para marcar a despedida do director cessante do Instituto Goethe e a apresentação da nova inquilina do referido instituto, a também alemã Gabrielle Stiller-Kern, que assume agora o cargo deixado pelo seu antecessor que esteve a trabalhar no país durante três anos.

Texto de Simão Hossi

A instituição, afecta à embaixada alemã em Luanda, se dedica a promoção da cultura alemã em Angola e no intercâmbio entre os artistas angolanos.

O espectáculo musical do Conjunto Angola 70 teve como maior público jovens que acorreram às instalações do também Museu Nacional de Historias Militar, aos quais foi proporcionado grandes sucessos da banda criada no princípio dos anos 70, ainda antes da independência do país, e contribuíram muito para a luta de libertação nacional através de músicas cantadas em Kimbundu.

Músicas como Lena, Mabelé, Rosa Maria, Mariana Yó, 5 de Julho, Anangola, Mukongo, Princesa Rita, entre outras, foram dos grandes temas que deixaram os presentes em delírio, tendo estes criado várias rodas de danças. O espectáculo contou com a colaboração vocal dos músicos Legalize e de Hélder Mendes, que interpretou as músicas Kamaka e Colonial.

Alguns jovens que estiveram no local disseram que a música têm qualidade e tudo que é feito ao vivo é muito mais lindo de se ouvir, sobretudo por haver esta interacção directa com os músicos da banda que se destacam pela qualidade rítmica. Outros jovens que não quiseram se identificar chegaram a afirmar que para além do carácter gratuito do show a enchente teve mesmo a ver com a qualidade da música ao vivo, qualidade da qual os jovens não estão alheios, muito menos da dinâmica que a música tradicional e conservadora  oferece.

Leave a Reply