Congressista dos Estados Unidos de América encoraja reforma em Angola

Compartilhe

A congressista norte-americana Karen Bass encorajou, no sábado, 21, em Luanda, as reformas política, económica e social levadas a cabo pelo Executivo angolano, desde que o Presidente João Lourenço assumiu o poder em Setembro de 2017.

Rádio Angola

Karen Bass, que chefia uma delegação integrada por sete congressistas dos Estados Unidos da América (EUA), foi recebida este sábado, pelo Presidente da República, João Lourenço, com quem abordou o reforço da cooperação entre os dois países.

“Há várias formas de cooperarmos. O mais importante é o reforço da presença de empresas e investimentos americanos em Angola”, sublinhou a congressista.

Karen Bass, que assume o cargo de presidente da subcomissão para África, Saúde Global e Direitos Humanos, reiterou total apoio das instituições norte-americanas no sistema financeiro e de electrificação de Angola.

Noutra vertente, destacou o empenho do Chefe de Estado angolano na busca de soluções para a paz, estabilidade e segurança na África Austral e Central, na qualidade de Presidente em exercício da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL).

Congresso norte-americano

O Congresso dos Estados Unidos é um órgão legislativo composto por duas câmaras, sendo o Senado e a Câmara dos Representantes.

No geral, senadores e representantes são eleitos por voto directo, apesar de algumas vagas no Senado serem preenchidas por nomeação estadual.

O Congresso possui 535 membros votantes, dos quais 435 Representantes e 100 Senadores.

Relações Angola-EUA

Angola e os EUA estabeleceram relações diplomáticas formais em 1993. O sector da energia está no centro das relações angolano-americanas.

Desde 2002, os objectivos da política externa dos Estados Unidos da América em Angola têm sido promover e fortalecer as instituições democráticas, a prosperidade económica, melhorar a saúde, bem como consolidar a paz e a segurança.

Os EUA participaram ainda, em parceria com Angola, na remoção de minas terrestres.

O EximBank norte-americano dispõe de uma linha de crédito de apoio às exportações norte-americanas para Angola.

Por sua vez, a Câmara de Comércio Estados Unidos-Angola dedica-se à promoção do comércio e investimento entre os dois países.

Leave a Reply